Educação ambiental no controle de Aedes Aegypti - vetor do vírus da dengue, no distrito de amanhece no município de Araguari - MG

Autores

  • Jureth Couto Lemos Benedito de Couto Lemos e Barbelina Bremenkamp
  • Kênia Rezende
  • Jael Bernardes da Silva
  • Bruna Miranda Daher de Melo
  • Karita de Fátima Araújo
  • Lais de Souza Santos
  • Thainá Lacerda Domingos Medeiros

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Dengue, Aedes aegypti.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo promover ações integradas de Educação em Saúde, Educação Ambiental e Vigilância em Saúde junto à comunidade Escolar e moradores do Distrito de Amanhece no Município de Araguari - MG. Este projeto teve início em outubro de 2008 e término em novembro de 2009. Para a realização deste trabalho foi feito convite a cada família do Distrito para participar de uma reunião destinada à apresentação do Projeto na Escola Municipal "Centro Municipal Educacional Realino Elias Carrijo�? com a Equipe do projeto e servidores das Secretarias Municipais do Meio Ambiente e de Saúde de Araguari. Foram realizadas Palestras sobre ações integradas de Educação em Saúde, Educação Ambiental e Vigilância em Saúde como medidas de controle e prevenção de doenças veiculadas por vetores e roedores. Foram realizadas duas gincanas para recolhendo de material que pudesse servir de criadouro para a reprodução de mosquitos. Também Foram realizadas oficinas de transformação de material reciclável em brinquedos, artesanatos e utensílios domésticos. Ao todo foram recolhidos 1000 Kg de resíduos. Por meio de trabalhos como este, é possível prevenir doenças veiculadas por vetores como a Dengue e conseqüentemente contribuir com a melhoria da qualidade de vida do indivíduo e do meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jureth Couto Lemos, Benedito de Couto Lemos e Barbelina Bremenkamp

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia. Bacharel em Geografia pela Universidade Fedeal de Uberlândia. Especialista em Análise e Planejamento Ambiental e Saúde Coletiva pela Universidade Fedeal de Uberlândia. Mestre e Doutora pelo Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. Professora do Ensino Básico Técnico Tecnológica da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia.

Kênia Rezende

Licenciada e Bacharel em Geografia pelo Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Epidemiologia pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo - SP. Doutoranda em Geografia pela Universidade de São Paulo - SP

Jael Bernardes da Silva

Graduanda em Enfermagem pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia.

Bruna Miranda Daher de Melo

Graduanda do Curso de Geografia do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia.

Karita de Fátima Araújo

Graduanda do Curso de Geografia do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia.

Lais de Souza Santos

Graduanda do Curso de Geografia do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia.

Thainá Lacerda Domingos Medeiros

Graduanda do Curso de Geografia do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2011-03-02

Como Citar

COUTO LEMOS, J.; REZENDE, K.; BERNARDES DA SILVA, J.; MIRANDA DAHER DE MELO, B.; ARAÚJO, K. de F.; DE SOUZA SANTOS, L.; LACERDA DOMINGOS MEDEIROS, T. Educação ambiental no controle de Aedes Aegypti - vetor do vírus da dengue, no distrito de amanhece no município de Araguari - MG. Revista Em Extensão, [S. l.], v. 9, n. 2, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20568. Acesso em: 2 jul. 2022.

Edição

Seção

Relatos de Experiência