Discutindo saúde do homem em unidades básicas de saúde da família, em Uberlândia-MG
Palavras-chave:
Saúde do homem, atenção primária em saúde, extensão, relato de experiênciaResumo
Este relato - elaborado com base nas experiências e vivências oriundas de um projeto de extensão conduzido no ano de 2009 em duas Unidades Básicas de Saúde da Família, na cidade de Uberlândia - discorre a respeito das ações realizadas no sentido de difundir debates e reflexões em torno da questão da saúde do homem no tocante a três doenças: hipertensão arterial, diabetes mellitus e câncer de próstata. Tendo como base a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e os referenciais da atenção primária em saúde, buscamos conduzir um ciclo de oficinas direcionadas ao público masculino acima de 40 anos, adscrito às unidades, a fim de elucidar aspectos importantes relacionados a sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção. Como produtos deste trabalho, obtivemos resultados quali-quantitativos de dois questionários, cartazes com percepções elencadas pelo público, elaboração e distribuição de uma cartilha educativa e a constatação de que, não obstante o conhecimento desses agravos, persiste uma relutância e descuido por parte da população em efetivamente aplicá-los.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-10-15
Como Citar
FRATARI BONITO, R.; LANDÓ, L.; DE SOUSA RIBEIRO COSTA, D. Discutindo saúde do homem em unidades básicas de saúde da família, em Uberlândia-MG. Revista Em Extensão, [S. l.], v. 9, n. 1, 2010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20556. Acesso em: 17 ago. 2022.
Edição
Seção
Relatos de Experiência
Licença
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.