Discutindo saúde do homem em unidades básicas de saúde da família, em Uberlândia-MG

Autores

  • Rosuita Fratari Bonito Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Medicina
  • Leonardo Landó Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Medicina
  • Débora de Sousa Ribeiro Costa Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Medicina

Palavras-chave:

Saúde do homem, atenção primária em saúde, extensão, relato de experiência

Resumo

Este relato - elaborado com base nas experiências e vivências oriundas de um projeto de extensão conduzido no ano de 2009 em duas Unidades Básicas de Saúde da Família, na cidade de Uberlândia - discorre a respeito das ações realizadas no sentido de difundir debates e reflexões em torno da questão da saúde do homem no tocante a três doenças: hipertensão arterial, diabetes mellitus e câncer de próstata. Tendo como base a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e os referenciais da atenção primária em saúde, buscamos conduzir um ciclo de oficinas direcionadas ao público masculino acima de 40 anos, adscrito às unidades, a fim de elucidar aspectos importantes relacionados a sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção. Como produtos deste trabalho, obtivemos resultados quali-quantitativos de dois questionários, cartazes com percepções elencadas pelo público, elaboração e distribuição de uma cartilha educativa e a constatação de que, não obstante o conhecimento desses agravos, persiste uma relutância e descuido por parte da população em efetivamente aplicá-los.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosuita Fratari Bonito, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Medicina

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Uberlândia e docente da Faculdade de Medicina-UFU.

Leonardo Landó, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Medicina

Graduando em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia e bolsista do Programa de Extensão e Integração UFU-Comunidade (PEIC-UFU/2009), da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis.

Débora de Sousa Ribeiro Costa, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Medicina

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia e bolsista do Programa de Extensão e Integração UFU-Comunidade (PEIC-UFU/2009), da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis.

Downloads

Publicado

2010-10-15

Como Citar

FRATARI BONITO, R.; LANDÓ, L.; DE SOUSA RIBEIRO COSTA, D. Discutindo saúde do homem em unidades básicas de saúde da família, em Uberlândia-MG. Revista Em Extensão, [S. l.], v. 9, n. 1, 2010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20556. Acesso em: 17 ago. 2022.

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)