Ginástica geral: estratégia de ensino possível para o ensino fundamental

Autores

  • Michelle Cândida de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Francielle de Resende Finzi Universidade Federal de Uberlândia
  • Marina Ferreira de Souza Antunes Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v9n12010-20542

Palavras-chave:

Estratégia de Ensino, Ginástica Geral, Ensino Fundamental

Resumo

O presente trabalho apresenta uma estratégia de ensino de Ginástica Geral (GG) executada durante a regência da atividade curricular obrigatória de Estágio Supervisionado II do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia - UFU no 1º semestre de 2009, atividade esta que foi desenvolvida em quatro séries do Ensino Fundamental com aproximadamente 250 alunos. A finalidade é apresentar a importância de um planejamento da GG que contribua com um aprendizado sistematizado e com a construção de movimentos dos alunos no ambiente escolar. A maioria dos alunos se envolveu com o tema e participou efetivamente das discussões, da construção e nomeação de novos movimentos. Percebe-se que embora seja difícil planejar é possível criar uma estratégia que permita a construção de movimentos da GG no Ensino Fundamental da rede pública.

Biografia do Autor

  • Michelle Cândida de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia
    Acadêmica do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia; Membro e bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET / Educação Física desde setembro de 2007. Ano de conclusão: 2010.
  • Francielle de Resende Finzi, Universidade Federal de Uberlândia
    Acadêmica do curso de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia - FAEFI/UFU; Membro e bolsista do Programa de Educação Tutorial
  • Marina Ferreira de Souza Antunes, Universidade Federal de Uberlândia
    Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Brasil (2005) e Professora efetiva da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil.

Downloads

Publicado

15-10-2010

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

Ginástica geral: estratégia de ensino possível para o ensino fundamental. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 9, n. 1, 2010. DOI: 10.14393/REE-v9n12010-20542. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20542. Acesso em: 28 fev. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)