Famílias indígenas não aldeadas urbanas no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba: direitos, participação e cidadania

Autores

  • Aurelino José Ferreira Filho Universidade Federal de Uberlândia
  • Leonardo Batista Pedroso Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Extensão

Resumo

Este artigo é resultado de algumas reflexões desenvolvidas em torno do projeto "Famílias indígenas não aldeadas urbanas no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba: direitos, participação e cidadania�?, contemplado no Programa Institucional de Estágio de Extensão Remunerado - PIEEX / UFU/FACIP/2008-2009. O projeto visa abordar algumas características relativas às condições de vida, renda, moradia, educação e de preservação da identidade étnico-cultural dessas famílias. Atualmente, grande parte dos povos indígenas vem perdendo suas terras devido ao avanço da fronteira agrícola, oriundo de programas de desenvolvimento de atividades econômicas. Portanto, muitos se aglomeram em meio urbano e acabam sendo rotulados pela população como grupos sociais marginalizados, tendo seus direitos e sua autonomia escassos. O projeto realizou diferentes tipos de atividade em âmbito da valorização de seus direitos constitucionais, sociais e de preservação da sua identidade étnico-cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aurelino José Ferreira Filho, Universidade Federal de Uberlândia

Professor adjunto nível I da Universidade Federal de Uberlândia - UFU / Campus Pontal. Coordenador do Laboratório de Pesquisa e Ensino em História - LAPEH / FACIP. Representante de Unidade no Conselho de Extensão - CONSEX. Membro do Conselho de Unidade - CONFACIP da mesma universidade. Graduado, Mestre e Doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC /SP. Atuando principalmente no ensino de História e nos seguintes temas: história cultura e religiosidade negro africana, escravidão, questões indígenas, trabalho, migrações.

Leonardo Batista Pedroso, Universidade Federal de Uberlândia

Estudante do Curso de Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia. Membro do Laboratório de Geografia Humana e Ensino - LAGHEN.

Downloads

Publicado

2011-03-02

Como Citar

FERREIRA FILHO, A. J.; BATISTA PEDROSO, L. Famílias indígenas não aldeadas urbanas no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba: direitos, participação e cidadania. Revista Em Extensão, [S. l.], v. 9, n. 2, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20528. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais