Educação ambiental em curso de formação continuada para docentes do ensino básico - Uberlândia (MG)
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v8n12009-20432Palavras-chave:
Educação Ambiental. Formação Continuada. Educação.Resumo
O propósito desse artigo é mostrar a importância em se trabalhar Educação Ambiental em cursos de extensão com foco na formação continuada, uma vez que o tema é abordado de forma ineficaz nos cursos de formação inicial de professores. Para tanto, apresentamos e analisamos o Programa de Formação Continuada para Docentes do Ensino Básico da Universidade Federal de Uberlândia, implantado em 2006 com continuidade em 2008, focalizando uma de suas atividades, a saber, o curso do eixo temático Meio Ambiente e Saúde, como, também, os resultados de uma pesquisa feita em 2007 com os alunos desse curso. Essa pesquisa teve como objetivos: avaliar a atuação do profissional da educação no desenvolvimento da temática ambiental nas escolas em que atuam; detectar a contribuição do referido curso na tomada de consciência, reflexão e formação de hábitos e ações práticas, no sentido de garantir a preservação dos recursos naturais e, assim, propiciar novas vivências ambientais do homem com a natureza, com vistas à compreensão e tratamento ético da questão ambiental.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Adriana Silva Mello, Silma Rabelo Montes, Luís de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.