Modelagem numérica de pórticos preenchidos com alvenaria para determinação do fator de redução da rigidez
Palavras-chave:
alvenaria, deslocamento horizontal, diagonal equivalente, modelagem numérica, concreto armadoResumo
O presente trabalho apresenta os resultados de larguras da diagonal equivalente das alvenarias em pórticos de concreto armado obtidos a partir do método da diagonal equivalente (MDE) e modelagem numérica via ANSYS. Os principais objetivos do trabalho foram a obtenção do fator de redução da rigidez das alvenarias e a análise do comportamento da alvenaria de preenchimento em pórticos de concreto armado através de modelagem numérica via ANSYS Mechanical APDL (considerando elementos planos). Embora seja considerada apenas como elemento de vedação, a alvenaria contribui diretamente para o aumento da rigidez global da estrutura e consequentemente para redução dos deslocamentos horizontais. Os resultados das larguras da diagonal equivalente, obtidos para diferentes módulos de elasticidade da alvenaria, foram distintos, onde a alvenaria mais rígida apresentou menores valores de largura da diagonal. Os resultados referentes ao fator de redução da rigidez na comparação com expressões numéricas de três autores da literatura, embora tenham tido uma tendência gráfica semelhante, se mostraram bastante divergentes entre si. Os resultados confirmam que alvenarias promovem a redução do deslocamento horizontal sendo, entretanto, pouco influentes para aberturas de parede maiores que 80%.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Engenharia Civil
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Brasileira de Engenharia Civil. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.