Análise comparativa dos coagulantes sulfato de alumínio e cloreto férrico no processo de clarificação de água residuária têxtil
Palavras-chave:
tratamento de água, água residuária, teste de jarrosResumo
A água é indispensável para a vida e para o desenvolvimento econômico. A pronunciada escassez hídrica atual promove a busca pelo consumo sustentável e a reutilização da água. Não menos importante, destaca-se a poluição dos recursos hídricos pelo lançamento de efluentes oriundos de diversos tipos de indústrias, sejam têxteis, de laticínios, de alimentos, dentre outras. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou comparar a eficiência de clarificação de água residuária têxtil pela utilização dos coagulantes cloreto férrico e sulfato de alumínio. Para tal, formularam-se amostras sintéticas de águas residuárias têxteis, diluindo-se em meio aquoso caulim e corante para tecido, em diferentes concentrações. Procedeu-se à adição dos coagulantes em diferentes dosagens por meio de teste de jarros. Os resultados obtidos variaram de acordo com a concentração da mistura dos poluentes, sendo que o sulfato de alumínio apresentou maior eficiência de clarificação, atingindo valores adequados para turbidez e pH nas proporções corante/caulim 1:3 e 2:2 (m/m). Já o cloreto férrico apresentou melhor desempenho na proporção corante/caulim 2:4 (m/m).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Brasileira de Engenharia Civil. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.