Utilização de ensaios destrutivos em ambiente de fábrica para avaliação da resistência à força cortante de lajes alveolares protendidas pré-fabricadas de concreto
Palavras-chave:
Lajes alveolares protendidas, preenchimento de alvéolo, concreto pré-fabricado, ensaio, força cortanteResumo
As lajes alveolares protendidas, geralmente, não possuem armadura transversal, dessa forma, requerendo cuidados quanto a consideração da sua resistência à força cortante em um projeto estrutural. Para não restringir o seu uso, a ausência de armadura transversal pode ser compensada por meio de técnicas que melhorem seu desempenho, tais como: o preenchimento de alvéolos e o uso da capa estrutural. O trabalho desenvolveu um estudo sobre os processos de produção por extrusão, preenchimento de alvéolos, e controle tecnológico de lajes alveolares por meio de ensaios destrutivos realizados dentro de uma fábrica de elementos pré-fabricados, avaliando a sua resistência à força cortante segundo as normas nacionais. Os resultados do estudo mostraram a conformidade com os valores normativos e a viabilidade da execução do preenchimento de alvéolos, atendendo a utilização prevista em projeto; entretanto, os modelos com mais de 2 alvéolos preenchidos mostraram resultados inferiores aos previstos, o que pode ter sido acarretado pela aderência entre a superfície de contato entre o alvéolo e o concreto de preenchimento, demonstrando a necessidade de mais estudos sobre a sua utilização.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Brasileira de Engenharia Civil. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.