As aspirações da pequena burguesia: um estudo exploratório sobre as contradições psicossociais e possibilidades de mudança

Autores/as

  • Lucian Borges de Oliveira PUCCAMP - Campinas - SP
  • Raquel Pondian Tizzei Fundação Hermínio Ometto (UNIARARAS)
  • Raquel Souza Lobo Guzzo PUCCAMP - Campinas - SP
  • Walter Mariano de Faria Silva Neto Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/PPv22n1a2018-05

Palabras clave:

Psicologia da Educação, Psicologia Social.

Resumen

O presente trabalho visa traduzir e adaptar o instrumento proposto por Martín-Baró (1981), para a realidade brasileira atual e considerar as respostas dada ao instrumento por um grupo de estudantes de psicologia e a partir disso compreender as aspirações da pequena-burguesia, levando em conta fatores pessoais, demográficos e sociais, e identificar como esses fatores podem influenciar nos níveis de aspiração e caracterizar uma concepção desta classe. A partir disso foi verificado também como esses fatores e a ideologia podem influenciar em uma transformação do sistema social, a favor ou contra. Para a investigação desses fatores foi usado como metodologia o materialismo-histórico e dialético, e as concepções teóricas que se fundamentam em tal método.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucian Borges de Oliveira, PUCCAMP - Campinas - SP

Doutorando em Psicologia pela PUC-Campinas

Raquel Pondian Tizzei, Fundação Hermínio Ometto (UNIARARAS)

Doutoranda em Psicologia pela PUC-Campinas

Raquel Souza Lobo Guzzo, PUCCAMP - Campinas - SP

Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCCAMP.

Walter Mariano de Faria Silva Neto, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutor em Psicologia pela PUC-Campinas

Publicado

2018-07-13

Cómo citar

Oliveira, L. B. de, Tizzei, R. P., Guzzo, R. S. L., & Silva Neto, W. M. de F. (2018). As aspirações da pequena burguesia: um estudo exploratório sobre as contradições psicossociais e possibilidades de mudança. Perspectivas Em Psicologia, 22(1). https://doi.org/10.14393/PPv22n1a2018-05