O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO DA CRIANÇA EM IDADE ESCOLAR: DO ABSTRATO AO CONCRETO

Autores/as

  • Noádia Munhoz Pereira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/PPv21n1a2017-11

Palabras clave:

didática, desenvolvimento do pensamento, teoria histórico-cultural, infância.

Resumen

O artigo analisa que, embora as crianças pequenas desenvolvam o pensamento teórico por meio da assimilação do conhecimento teórico, o aspecto genético é essencial para a operação desse mesmo pensamento, sendo assim, os estudos da teoria do ensino desenvolvimental, em específico, do sistema didático Elkonin-Davydov explora a hipótese do método geral para análise e solução de problemas escolares partindo de tarefas concretas, compreendendo a articulação entre o todo e as partes e vice-versa.Se expressa aqui conceitos sobre a tradição da teoria histórico-cultural fundamentada no materialismo histórico e dialético, visto que, desperta a orientação científica do pensamento dialético mental/abstrato e material/concreto da infância em atividade laboral.

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Biografía del autor/a

Noádia Munhoz Pereira, Universidade Federal de Uberlândia

Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

2017-06-26

Cómo citar

Pereira, N. M. (2017). O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO DA CRIANÇA EM IDADE ESCOLAR: DO ABSTRATO AO CONCRETO. Perspectivas Em Psicologia, 21(1). https://doi.org/10.14393/PPv21n1a2017-11