AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA CRÍTICA E DA PSICANALÍTICA PARA O ENTENDIMENTO DA PSICOSE PARANOICA: UMA ANÁLISE DO FILME ILHA DO MEDO

Autores/as

  • Marcos Bruno Silva Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão - UFG/RC.

Palabras clave:

Teoria Crítica, Escola de Frankfurt, Psicanálise, Paranoia, Cinema.

Resumen

O presente trabalho teve o objetivo investigar como a Indústria Cultural utiliza representações da psicose para construir o espaço imaginário das pessoas, quanto à psicose, na sociedade administrada. Ele fundamenta-se, teoricamente, nas contribuições da Escola de Frankfurt, a partir da Teoria Crítica e da psicanálise, para compreensão da relação entre Indústria Cultural e Psicose. A metodologia utilizada consistiu em dois momentos: num primeiro foi realizada uma pesquisa bibliográfica das obras e artigos especializados sobre o assunto. No segundo momento realizou-se uma análise fílmica do filme Ilha do Medo, para a confirmação ou não da associação entre conceitos da Teoria Crítica e de psicose paranoica. Os resultados demonstraram que existem relações entre Teoria Crítica e Psicose, por meio da apropriação do conceito de psicose pela Indústria Cultural. Ficou confirmado que o cinema, um dos representantes da Indústria Cultural, corrobora formas de eliminação e homogeneização de pessoas críticas dentro da sociedade administrada.

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Biografía del autor/a

Marcos Bruno Silva, Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão - UFG/RC.

Curso de Especialização em Teoria e Técnica Psicanalítica

Publicado

2014-06-30

Cómo citar

Silva, M. B. (2014). AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA CRÍTICA E DA PSICANALÍTICA PARA O ENTENDIMENTO DA PSICOSE PARANOICA: UMA ANÁLISE DO FILME ILHA DO MEDO. Perspectivas Em Psicologia, 18(1). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/28866