PSICOLOGIA NA POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: AS POSSIBILIDADES DE UMA INTERFACE COM A EDUCAÇÃO?
Palabras clave:
educação, intervenção psicossocial, políticas públicas, psicologia, SUAS.Resumen
O presente ensaio teórico tem por objetivo refletir sobre a inserção da Psicologia nos serviços e programas inseridos na atual Política Nacional de Assistência Social. De forma dialética, o trabalho discute as condições objetivas da questão social na sociedade brasileira, incluindo a apresentação das respostas do Estado a essa questão, especificamente na instituição da Política Nacional de Assistência Social; em contraponto, a reflexão acerca da Psicologia, como ciência e profissão, historicamente nas relações com essas questões. Conclui-se que, se, pela via da assistência, tem-se desvelado a possibilidade de que a ação do psicológo se complexifeque no sentido de uma proposta efetivamente integralizada, não se pode ignorar que a concretização desta proposta resvala na interface que já existe entre a Psicologia e a Educação.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-06-30
Cómo citar
Janiake, E., Moreira, A. P. G., & Guzzo, R. S. L. (2012). PSICOLOGIA NA POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: AS POSSIBILIDADES DE UMA INTERFACE COM A EDUCAÇÃO?. Perspectivas Em Psicologia, 16(1). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27545
Número
Sección
Artigos
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.