MEDIAÇÃO SIMBÓLICA E SEMIOSE NO CINEMA: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DA FUNÇÃO HEROICA NO FILME THOR
DOI:
https://doi.org/10.14393/PPv20n2a2016-12Keywords:
mediação, semiose, filme.Abstract
Este trabalho visa analisar a mediação simbólica e as semioses da função heróica no cinema ficcional, utilizando-se das representações existentes no filme Thor (2011). O processo a internalização, via mediação semiótica, funciona como uma fonte de regulação, um encadeamento de significação, que cria este modo de funcionamento. A investigação parte da análise de conteúdo, com evidências de análise semiótica. A função simbólica, a mediação sígnica promove a internalização destes elementos de consumo atitudinal, remetendo não apenas aos princípios heróicos, mas, a um posicionamento desejável, uma forma de superar ou suplantar as dificuldades induzidas ao sentimento reconfortante frente aos problemas.Downloads
References
Branagh, K. B. (2011). Thor. Produção de Kevin Feige. Roteiro: J. Michael Straczynski; Mark Protosevich. [s.i.]: Marvel Studios, 2011. 1 dvd (114 min.), son., color. Legendado.
Fávero, M. H. (2005). Desenvolvimento Psicológico, Mediação Semiótica e Representações Sociais: Por uma Articulação Teórica e Metodológica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 21(1), 17-25. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ptp/v21n1/a04v21n1.pdf Acesso em 10 maio 2016. doi.10.1590/s0102-37722005000100004.
Perez, C. & Trindade, E. (2009). Os signos do consumo, discurso, circulação e apropriações. Revista Signos do Consumo
Santaella, L. (2004). A teoria geral dos signos: como as linguagens significam as coisas. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.
Vigotsky, L. S. (1987). Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes.
Vigotsky, L. S. (1989). A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.