A AÇÃO CLÍNICA E A ERA DATÉCNICA MODERNA: UMA COMPREENSÃO FENOMENOLÓGICA EXISTENCIAL DA PRÁTICA PSICOLÓGICA

Authors

  • Ellen Fernanda Gomes da Silva UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco
  • Danielle de F. da C. C. de Siqueira Leite UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco
  • Carmem Lúcia B T. Barreto UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco

Keywords:

Ação clínica, Perspectiva fenomenológica existencial, Técnica moderna, Psicologia, Prática psicológica.

Abstract

A influência do pensamento técnico hegemônico se apresenta no campo da Psicologia. Diante de tal contexto, psicólogos e pesquisadores, que exercem sua ação orientados pela perspectiva fenomenológica existencial têm procurado pôr em questão os fundamentos vigentes de controle, instrumentalidade, técnica a fim de buscar outras possibilidades para a compreensão e intervenção na clínica psicológica. Tais profissionais têm apontado a experiência de insuficiência das construções técnico-científicas assumidas pela Psicologia. Nessa direção, este estudo objetiva, por meio da revisão bibliográfica e reflexão teórica, contribuir para discutir a ação clínica psicológica atravessada pelo referencial do pensamento fenomenológico existencial, ao modo de Martin Heidegger, em algumas modalidades de prática psicológica.

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Author Biographies

Ellen Fernanda Gomes da Silva, UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco

Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da UNICAP

Danielle de F. da C. C. de Siqueira Leite, UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco

Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da UNICAP

Carmem Lúcia B T. Barreto, UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco

Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da UNICAP

Published

2015-07-09

How to Cite

Silva, E. F. G. da, Leite, D. de F. da C. C. de S., & Barreto, C. L. B. T. (2015). A AÇÃO CLÍNICA E A ERA DATÉCNICA MODERNA: UMA COMPREENSÃO FENOMENOLÓGICA EXISTENCIAL DA PRÁTICA PSICOLÓGICA. Perspectivas Em Psicologia, 19(1). Retrieved from https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/30361