PSICOLOGIA NA POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: AS POSSIBILIDADES DE UMA INTERFACE COM A EDUCAÇÃO?

Authors

  • Etienne Janiake PUC Campinas
  • Ana Paula Gomes Moreira PUC Campinas
  • Raquel Souza Lobo Guzzo PUC Campinas

Keywords:

educação, intervenção psicossocial, políticas públicas, psicologia, SUAS.

Abstract

O presente ensaio teórico tem por objetivo refletir sobre a inserção da Psicologia nos serviços e programas inseridos na atual Política Nacional de Assistência Social. De forma dialética, o trabalho discute as condições objetivas da questão social na sociedade brasileira, incluindo a apresentação das respostas do Estado a essa questão, especificamente na instituição da Política Nacional de Assistência Social; em contraponto, a reflexão acerca da Psicologia, como ciência e profissão, historicamente nas relações com essas questões. Conclui-se que, se, pela via da assistência, tem-se desvelado a possibilidade de que a ação do psicológo se complexifeque no sentido de uma proposta efetivamente integralizada, não se pode ignorar que a concretização desta proposta resvala na interface que já existe entre a Psicologia e a Educação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Etienne Janiake, PUC Campinas

Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Ana Paula Gomes Moreira, PUC Campinas

Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Raquel Souza Lobo Guzzo, PUC Campinas

Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Published

2012-06-30

How to Cite

Janiake, E., Moreira, A. P. G., & Guzzo, R. S. L. (2012). PSICOLOGIA NA POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: AS POSSIBILIDADES DE UMA INTERFACE COM A EDUCAÇÃO?. Perspectivas Em Psicologia, 16(1). Retrieved from https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27545