Psicoterapia psicanalítica com família surdo-ouvinte:
relato de experiência em um estágio profissionalizante
Palavras-chave:
surdez, relações mãe-filho, inclusão socialResumo
No presente trabalho, objetivamos apresentar um relato de experiência em que uma família surdo-ouvinte foi acompanhada em psicoterapia no contexto de um estágio profissionalizante. Os atendimentos, psicanaliticamente orientados, ocorreram semanalmente, ao longo de um ano letivo, na clínica-escola de uma universidade no interior de Minas Gerais. A partir do relato dessa experiência, foi possível tecer reflexões clínico-teóricas sobre a dinâmica violenta desse grupo familiar e sobre a dinâmica dos atendimentos clínicos realizados com a família, que, por sua vez, descortinam a necessidade de a Psicologia clínica ser revisitada e ampliada, seja em relação à criação de enquadres clínicos diferenciados, seja na acepção de um indivíduo menos universal e mais contextualizado às questões culturais, vislumbrando práticas clínicas não fragmentadas e inclusivas.
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