Há gamificação na Psicologia brasileira?

Uma revisão bibliográfica sistemática

Autores

  • Rafael Goulart Lodi Universidade Federal do Paraná.
  • Adriano Furtado Holanda Universidade Federal do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.14393/PPv23n1a2019-51040

Palavras-chave:

Gamificação, Revisão Sistemática, Jogo, Lúdico, Ludificação

Resumo

Este artigo é uma revisão bibliográfica sistemática sobre estudos acerca do fenômeno da gamificação em periódicos brasileiros de Psicologia. Gamificação pode ser definida como “o uso de elementos de design de jogos em contextos que não são de jogos”, e tem como propósito propiciar o engajamento ou desempenho dos indivíduos em alguma atividade. Não foram encontrados artigos que abordassem explicitamente esse tema. Decidiu-se expandir a pesquisa para fenômenos relacionados, como jogos educativos. Foram encontrados e analisados 24 artigos. Os resultados apresentam grande diversidade de abordagens teóricas,
amostras, métodos e contextos de intervenção. As conclusões sugerem a eficácia do uso de recursos lúdicos em atividades não lúdicas. Mais pesquisas são recomendadas para se esclarecer os impactos da gamificação.

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Biografia do Autor

Rafael Goulart Lodi, Universidade Federal do Paraná.

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná.

Adriano Furtado Holanda, Universidade Federal do Paraná.

Doutorado em Psicologia pela PUC-Campinas (2002). Professor Associado e Orientador de Mestrado da Universidade Federal do Paraná

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Publicado

2019-10-14

Como Citar

Goulart Lodi, R. ., & Furtado Holanda, A. . (2019). Há gamificação na Psicologia brasileira? : Uma revisão bibliográfica sistemática. Perspectivas Em Psicologia, 23(1), 112–138. https://doi.org/10.14393/PPv23n1a2019-51040