Atuação do professor de psicologia em foco

Relato de experiência no Ensino Fundamental

Autores

  • Pollyane Lisita Silva Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão - UFG/RC
  • Elilany Elias Silva Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Janaina Cassiano Silva Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão - UFG/RC
  • Maurício Campos Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão - UFG/RC

DOI:

https://doi.org/10.14393/PPv23n1a2019-51038

Palavras-chave:

Professor de Psicologia, Psicologia e Educação, Ensino fundamental

Resumo

O presente trabalho descreve a prática de estágio de licenciatura em Psicologia realizada com 
alunos do segundo ano do ensino fundamental em uma escola municipal situada em uma região 
periférica de uma cidade do sudeste goiano. Embora a temática trabalhada seja referente à 
preservação ambiental, foi possível tangenciar vários temas pertinentes à Psicologia, 
especificamente no encontro com a Educação, o que reafirma a contribuição do licenciado neste 
saber e, no acompanhamento, observação da turma, bem como nas três regências realizadas. O 
licenciado em Psicologia encontra por vezes dificuldades em diferenciar sua prática daquela do 
profissional de Psicologia Escolar, assim, buscou-se discutir uma prática contextualizada, 
utilizando-se para isso a referida atuação em licenciatura e suscitando questionamentos 
pertinentes à mesma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pollyane Lisita Silva, Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão - UFG/RC

Especialista em Psicologia Hospitalar e da Saúde com atuação no Hospital Estadual de Urgências da Região noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (HUGOL) pelo Programa de Residência Multiprofissional da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES GO). Servidora pública federal - Psicóloga Clínica e da Saúde - na UFG, Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS).

Elilany Elias Silva, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Residente da área de concentração Atenção ao Paciente em Estado Crítico, no programa de Residência Multiprofissional da Universidade Federal de Uberlândia.

Janaina Cassiano Silva, Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão - UFG/RC

Doutora em Educação (UFSCar- 2013). Professora Adjunta, DE, no curso de Psicologia da Universidade Federal de Goiás- Regional Catalão e no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDUC - UFG/ Regional Catalão

Maurício Campos, Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão - UFG/RC

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2014). Atua como professor Assistente II da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão.

Downloads

Publicado

2019-10-14

Como Citar

Silva, P. L. ., Silva, E. E. ., Silva, J. C. ., & Campos, M. . (2019). Atuação do professor de psicologia em foco: Relato de experiência no Ensino Fundamental. Perspectivas Em Psicologia, 23(1). https://doi.org/10.14393/PPv23n1a2019-51038