Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade na clínica psicanalítica

uma revisão narrativa

Autores

  • juliana mistrini verissimo Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Elizabeth Barreto Tavares dos Reis Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.14393/PPv24n1a2020-47265

Palavras-chave:

Psicanálise, Medicalização, TDAH, Diagnóstico

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem sido a descrição diagnóstica mais utilizada para explicar os comportamentos considerados inadequados das crianças, sendo o uso do medicamento oferecido como principal meio de intervenção, apesar das possíveis consequências ao desenvolvimento infantil. Realizou-se uma revisão narrativa sobre o tema, do ponto de vista da psicanálise, com o objetivo de compreender como tem sido o olhar dos profissionais que se utilizam da teoria psicanalítica no atendimento à criança que recebe o diagnóstico de TDAH. Foi possível perceber a necessidade de melhor compreender as questões emocionais subjacentes à manifestação dos sintomas. Além disso, verificou-se que a clínica psicanalítica tem sido utilizada como uma alternativa favorável, pois considera a subjetividade da criança e suas relações parentais e sociais.

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Biografia do Autor

Maria Elizabeth Barreto Tavares dos Reis, Universidade Estadual de Londrina

Profa. Dra. do Departamento de Psicologia e Psicanálise da Universidade Estadual de Londrina- UEL   

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Publicado

2020-12-13

Como Citar

verissimo, juliana mistrini, & dos Reis, M. E. B. T. (2020). Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade na clínica psicanalítica: uma revisão narrativa. Perspectivas Em Psicologia, 24(1). https://doi.org/10.14393/PPv24n1a2020-47265