A supervisão clínica em Psicologia no contexto de clínica-escola no Brasil

Autores

  • Celina Maria Aragão Ximenes Universidade Católica de Pernambuco
  • Carmem Lúcia Brito Tavares Barreto Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.14393/PPv22n1a2018-06

Palavras-chave:

supervisão, psicologia clínica, fenomenologia existencial.

Resumo

Entendemos que a supervisão de estágio em clínica psicológica no Brasil, como uma proposta relevante na formação do futuro profissional, necessita ser continuamente revisitada. Considerando que a prática de supervisão em psicologia clínica inspirada na fenomenologia existencial excede a detenção de conhecimentos teóricos que mediante o uso de técnicas específicas se ajustam a casos concretos, neste artigo pretendemos refletir essa realidade, tão comum, no contexto de clínica-escola. De modo a incrementarmos um diálogo que nos instigue a pensar o fenômeno em pauta, recorreremos a legislações específicas vigentes, dentre as quais destacamos as Diretrizes Nacionais para os cursos de graduação em psicologia no país, bem como a escritos de epistemólogos e estudiosos da área.

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Biografia do Autor

Celina Maria Aragão Ximenes, Universidade Católica de Pernambuco

Doutora em Psicologia Clínica, 

Carmem Lúcia Brito Tavares Barreto, Universidade de São Paulo - USP

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano

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Publicado

2018-07-13

Como Citar

Ximenes, C. M. A., & Barreto, C. L. B. T. (2018). A supervisão clínica em Psicologia no contexto de clínica-escola no Brasil. Perspectivas Em Psicologia, 22(1). https://doi.org/10.14393/PPv22n1a2018-06