PRÁTICA DE ESTÁGIO BÁSICO NO ENSINO MÉDIO: CINEMA COMO MEDIADOR DE DIÁLOGOS
DOI:
https://doi.org/10.14393/PPv20n2a2016-13Palavras-chave:
cinema, processos grupais, grupo operativo.Resumo
Este estudo relata uma experiência de estágio básico, onde filmes foram utilizados como mediadores em processo grupal, no acolhimento a estudantes de primeiro ano do Ensino Médio. As atividades ocorreram semanalmente, com participação de cinco voluntários, no ambiente escolar dos mesmos, e foram desenvolvidas por três estudantes de Psicologia. No início e final dos encontros ocorreu a avaliação do projeto, quando responderam a questionários. O grupo operou em modalidade fechada, totalizando nove encontros, nos quais nove filmes comerciais foram exibidos. O trabalho grupal e a linguagem fílmica possibilitaram acolher angústias e desejos dos estudantes, caracterizando a linguagem fílmica como facilitadora de diálogos e promotora de saúde.
Downloads
Referências
Guzzo, R. S. L. (2011) Desafios cotidianos em contextos educativos: a difícil formação de psicólogos para a realidade brasileira. In R. Azzi, & M. H. T. A. Gianfaldoni, (Org.), Psicologia e educação (Vol. 1, pp. 253-270). São Paulo: Casa do Psicólogo.
Oliveira, M. C. S. L., Pinto, R. G., & Souza, A. S. (2003). Perspectivas de futuro entre adolescentes: Universidade, trabalho e relacionamentos na transição para a vida adulta. Temas em Psicologia, 11(1), 16-27. Recuperado em novembro, 2016 em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2003000100003
Peretta, A. A. C. S., Silva, S. M. C., Souza, C. S., Oliveira, J. O., Barbosa, F. M., Sousa, L. R., & Rezende, P. C. M. (2014). O caminho se faz ao caminhar: atuações em Psicologia Escolar. Psicologia Escolar e Educacional,18(2), 293-301. Recuperado em novembro, 2016 em http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=282332471012. doi.10.1590/2175-3539/2014/0182747.
Pichon-Rivière, E. (2009). O processo grupal. 8.ed. São Paulo: Martins Fontes. (Original publicado em 1983)
Santeiro, T. V., Santeiro, F. R. M., Souza, A. M. O., Juiz, A. P. M., & Rossato, L. (2014). Processo grupal mediado por filmes: espaço e tempo para pensar a Psicologia. Revista da SPAGESP,15(1), 95-111. Recuperado em novembro, 2016 em http://search.proquest.com/openview/bc4338f8d739d56d36a3860558180e14/1?pq-origsite=gscholar
Silva, S. M. C., Pedro, L. G., Silva, D., Rezende, D., & Barbosa, L. M. (2013). Estágio em Psicologia Escolar e Arte: contribuições para a formação do psicólogo. Psicologia: Ciência & Profissão, 33(4), 1014-1027. doi.10.1590/S1414-98932013000400018.
Silva, S. M. C., Peretta, A. A. C. S., Silva, L. S., Nasciutti, F. M. B., Naves, F. F. & Lima, N. P. (2016). Formação do psicólogo para atuar na educação: concepções de coordenadores de curso: Psicologia: Ciência e Profissão, 36(1), 48-62. doi.10.1590/1982-3703001082014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.