MEDIAÇÃO SIMBÓLICA E SEMIOSE NO CINEMA: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DA FUNÇÃO HEROICA NO FILME THOR

Autores

  • Valter Andre Jonathan Osvaldo Abbeg Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
  • Ana Cecília Nicareta Santos Universidade Federal do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.14393/PPv20n2a2016-12

Palavras-chave:

mediação, semiose, filme.

Resumo

Este trabalho visa analisar a mediação simbólica e as semioses da função heróica no cinema ficcional, utilizando-se das representações existentes no filme Thor (2011). O processo a internalização, via mediação semiótica, funciona como uma fonte de regulação, um encadeamento de significação, que cria este modo de funcionamento. A investigação parte da análise de conteúdo, com evidências de análise semiótica. A função simbólica, a mediação sígnica promove a internalização destes elementos de consumo atitudinal, remetendo não apenas aos princípios heróicos, mas, a um posicionamento desejável, uma forma de superar ou suplantar as dificuldades induzidas ao sentimento reconfortante frente aos problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valter Andre Jonathan Osvaldo Abbeg, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Mestrando em Educação

Ana Cecília Nicareta Santos, Universidade Federal do Paraná.

Curso de Psicologia.

Referências

Branagh, K. B. (2011). Thor. Produção de Kevin Feige. Roteiro: J. Michael Straczynski; Mark Protosevich. [s.i.]: Marvel Studios, 2011. 1 dvd (114 min.), son., color. Legendado.

Fávero, M. H. (2005). Desenvolvimento Psicológico, Mediação Semiótica e Representações Sociais: Por uma Articulação Teórica e Metodológica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 21(1), 17-25. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ptp/v21n1/a04v21n1.pdf Acesso em 10 maio 2016. doi.10.1590/s0102-37722005000100004.

Perez, C. & Trindade, E. (2009). Os signos do consumo, discurso, circulação e apropriações. Revista Signos do Consumo

Santaella, L. (2004). A teoria geral dos signos: como as linguagens significam as coisas. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.

Vigotsky, L. S. (1987). Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes.

Vigotsky, L. S. (1989). A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.

Downloads

Publicado

2017-01-10

Como Citar

Abbeg, V. A. J. O., & Santos, A. C. N. (2017). MEDIAÇÃO SIMBÓLICA E SEMIOSE NO CINEMA: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DA FUNÇÃO HEROICA NO FILME THOR. Perspectivas Em Psicologia, 20(2). https://doi.org/10.14393/PPv20n2a2016-12

Edição

Seção

Comunicações livres