A CRIANÇA E A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Adriana Mariano Rodrigues Junqueira Universidade de Uberaba - UNIUBE
  • Anderson Oramisio Santos Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

DOI:

https://doi.org/10.14393/PPv20n2a2016-09

Palavras-chave:

Educação Infantil, Constituição autora e leitora da criança, Atividades pedagógicas intencionais.

Resumo

Os estudos teóricos mostram que, para colaborar na constituição autora e leitora da criança, o professor deve primeiramente compreender como se dá o desenvolvimento infantil, as principais atividades da criança em cada idade psicológica na qual se encontra e as atividades pedagógicas que deverá disponibilizar no processo educativo. Educação Infantil é compreendida como um espaço que transcende a visão assistencialista do cuidar, tornando-se um espaço para educar. O objetivo deste estudo é apresentar uma análise sobre a constituição autora e leitora de crianças pequenas segundo a Teoria Histórico-Cultural, em suas relações com o espaço da Educação Infantil. Para a Teoria Histórico-Cultural o sujeito torna-se humano ao se apropriar dos objetos da cultura histórica socialmente construídos. Fundamentamos teoricamente o estudo em autores como Vygotsky, Mukhina e Elkonin. Em Vygotsky, buscamos os princípios da pré-história da linguagem escrita, encontramos os fundamentos da linguagem, desenvolvimento e aprendizagem; Mukhina e Elkonin nos proporcionaram os princípios da atividade objetal e, em Elkonin, e a importância do brincar na aprendizagem infantil. Com base nesses e nos demais autores consultados, buscamos identificar como ocorre a constituição autora e leitora da criança pequena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Mariano Rodrigues Junqueira, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Mestre em Educação.

Anderson Oramisio Santos, Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Doutorando em Educação.

Referências

Elkonin, D. (2009). Psicologia do Jogo. São Paulo: Martins Fontes.

Luria, A. R (1979). Curso de Psicologia Geral. Rio de Janeiro: Civilização brasileira. Disponível em: <https://www.passeidireto.com/arquivo/5491208/-...a-r-luria.../16. >. Acesso em: 15 abr. 2015.

Marcolino, S. (2013). A mediação pedagógica para o desenvolvimento da brincadeira de papéis sociais na Educação Infantil. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília-SP.

Mello, S.A. Infância e humanização: algumas considerações na perspectiva histórico-cultural. Perspectiva, Florianópolis, 25(1), 57-82, jan. /Jun. 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view...1371>. Acesso em: 25 dez. 2015.

Mukhina, V. (1996). Psicologia da idade pré-escolar. São Paulo: Martins Fontes.

Vygotsky, L. S. (2000). Teoria e método em psicologia. São Paulo (Brasil): Martins Fontes.

Vygotsky, L. S.; Luria, A. R. & Leontiev, A. N. (2006). Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: Ícone.

Vygotsky, L.S. (2009). Imaginação e Criação na Infância: Ensaio Psicológico: Livro para Professores. São Paulo: Ática.

Vygotsky, L.S. (2010). A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes.

Downloads

Publicado

2017-01-10

Como Citar

Junqueira, A. M. R., & Santos, A. O. (2017). A CRIANÇA E A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Perspectivas Em Psicologia, 20(2). https://doi.org/10.14393/PPv20n2a2016-09