PSICOLOGIA DA SAÚDE: EXPECTATIVAS DO MERCADO DE TRABALHO E PROPOSTA DE FORMAÇÃO

Autores

  • Maria Rita Zoéga Soares Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Simone Martin Oliani Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.14393/PPv20n1a2016-10

Palavras-chave:

Psicologia da Saúde, mercado de trabalho, formação profissional, programa.

Resumo

A Psicologia da Saúde é definida como um conjunto de contribuições educacionais, científicas e profissionais para a promoção e manutenção da saúde. O artigo discute variáveis relacionadas à atuação, formação e inserção de psicólogos. Faz uma análise do contexto histórico e atuação profissional no âmbito das políticas públicas. Foram levantas questões sobre as deficiências na formação e expectativas do mercado. Foram pesquisados editais de concursos para verificar as solicitações de competências do cargo de psicólogo e as ementas dos cursos de graduação, o que sinalizou uma lacuna na formação relacionada às praticas. Pretende-se contribuir para a compreensão de aspectos relacionados à formação e atuação de psicólogos e fundamentar uma proposta de curso de pós-graduação que atenda as demandas do mercado.

Biografia do Autor

  • Maria Rita Zoéga Soares, Universidade Estadual de Londrina - UEL
    Docente do Programa de Mestrado em Análise do Comportamento e do Departamento de Psicologia Geral da Universidade Estadual de Londrina.
  • Simone Martin Oliani, Universidade Estadual de Londrina - UEL
    Universidade Estadual de Londrina - UEL

Downloads

Publicado

2016-09-07

Como Citar

PSICOLOGIA DA SAÚDE: EXPECTATIVAS DO MERCADO DE TRABALHO E PROPOSTA DE FORMAÇÃO. (2016). Perspectivas Em Psicologia, 20(1). https://doi.org/10.14393/PPv20n1a2016-10