TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Anderson Oramisio Santos UFU - Universidade Federal de Uberlândia
  • Guilherme Saramago Oliveira UFU - Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Aprendizagem em Matemática, Ensino e Aprendizagem, Aprendizagem Significativa, Ensino Fundamental.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal conhecer e compreender as implicações e elementos da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, e suas contribuições para a aprendizagem Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental, a compreensão sobre aspectos da prática pedagógica e a melhoria no processo de ensino e aprendizagem . A metodologia de pesquisa utilizada foi a bibliográfica, com estudo de obras de autores nacionais e internacionais, tais como: Moreira e Masini (2006), Ausubel (1973), Ausubel, Novak e Hanesian (1980), entre outros, que contribuem para as reflexões relacionadas ao ensino e à Aprendizagem Significativa da Matemática. Concluímos que o estudo é importante no âmbito educacional, abordando a aquisição de novos significados pelo aluno, bem como fatores e condições necessárias para que ocorra aprendizagem.

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Biografia do Autor

Anderson Oramisio Santos, UFU - Universidade Federal de Uberlândia

PIBID - Universidade Federal de Uberlândia/CAPES-MEC

Guilherme Saramago Oliveira, UFU - Universidade Federal de Uberlândia

UFU - Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado

2014-06-30

Como Citar

Santos, A. O., & Oliveira, G. S. (2014). TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Perspectivas Em Psicologia, 18(1). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/28845