A trajetória do Canal Nostalgia no YouTube e o presente do mercado de produção de conteúdo audiovisual
DOI:
https://doi.org/10.14393/par-v8n1-2023-69834Palavras-chave:
Produção audiovisual, YouTube, Produção de conteúdoResumo
A relação humana com o formato audiovisual foi construída durante décadas e aprimorada ao longo das gerações. Desde o surgimento do cinema é possível perceber um crescente fascínio dos seres humanos pelo aspecto imagético que o produto audiovisual carrega. A internet possibilitou o surgimento de uma nova era para o audiovisual assim como para todos os outros formatos midiáticos existentes, a partir daqui surgem novos hábitos de consumo e com eles, novas demandas e formatos onde os consumidores também podem se tornar seus próprios produtores. O Canal Nostalgia no YouTube, personificado pelo produtor de conteúdo Felipe Castanhari, é um expoente do mercado de produção de conteúdo audiovisual plataformizado e do esteio mercadológico desta atividade criativa. Desse modo, o objetivo deste estudo foi analisar a trajetória da produção de conteúdo em vídeo no Brasil, considerando meios, táticas, abordagens e prerrogativas futuras, tendo por caso de análise o Canal Nostalgia no YouTube. Desenvolveu-se um estudo de caso de aporte documental sobre o canal e adicionou-se a perspectiva de produtores de conteúdo audiovisual em exercício para reflexão geral sobre o cenário. Observou-se que a democratização do conteúdo e o acesso a essas novas tecnologias de comunicação foi extremamente benéfico e transformador para a maneira como produzimos e consumimos mídia. Pessoas com grandes ideias, mas sem acesso a grandes plataformas como a televisão puderam desenvolver-se com poucos recursos e se transformaram em gigantes divulgadores de conhecimento e entretenimento do mercado. Compreendeu-se também que as transformações neste formato são cíclicas e resultarão sempre na evolução e nunca na extinção umas das outras.
Downloads
Referências
BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BÓRIO, P. C. M. Prosumer: o novo protagonista da comunicação. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2014, 109f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, João Pessoa, 2014.
CANALTECH. Tudo sobre o YouTube – História e Notícias. CanalTech, 2022. Disponível: https://canaltech.com.br/empresa/youtube/. Acesso em: 30 out. 2022.
CASTANHARI, F. M. A verdadeira e vergonhosa história do Canal Nostalgia. Canal Nostalgia, 2016. Disponível: https://youtu.be/i8LlCcu5o0Y. Acesso em: 30 out. 2022.
CASTANHARI, F. M. A vergonha alheia do meu primeiro vídeo - Canal Nostalgia. Canal Nostalgia, 2021. Disponível: https://youtu.be/V1RF1kUG61U. Acesso em: 30 out. 2022.
CASTANHARI, F. M. Especial 10 milhões - desabafo sobre o YouTube. Canal Nostalgia, 2017. Disponível: https://youtu.be/bu0D3IXUi4M. Acesso em: 30 de Outubro. 2022.
COUTINHO, L. M. Audiovisuais: arte, técnica e linguagem. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso, 2016.
MOLETTA, A. Você na tela: Criação audiovisual para a internet. São Paulo: Summus, 2019.
ZUINI, P.; LELLIS, G. Jovem mostra que é possível ganhar dinheiro com vídeos na internet. Revista PEGN, 2015. Disponível: https://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/Mundo-digital/noticia/2015/04/jovemmostra-que-e-possivel-ganhar-dinheiro-com-videos-na-internet. Acesso em: 31 out. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.