A trajetória do Canal Nostalgia no YouTube e o presente do mercado de produção de conteúdo audiovisual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/par-v8n1-2023-69834

Palavras-chave:

Produção audiovisual, YouTube, Produção de conteúdo

Resumo

A relação humana com o formato audiovisual foi construída durante décadas e aprimorada ao longo das gerações. Desde o surgimento do cinema é possível perceber um crescente fascínio dos seres humanos pelo aspecto imagético que o produto audiovisual carrega. A internet possibilitou o surgimento de uma nova era para o audiovisual assim como para todos os outros formatos midiáticos existentes, a partir daqui surgem novos hábitos de consumo e com eles, novas demandas e formatos onde os consumidores também podem se tornar seus próprios produtores. O Canal Nostalgia no YouTube, personificado pelo produtor de conteúdo Felipe Castanhari, é um expoente do mercado de produção de conteúdo audiovisual plataformizado e do esteio mercadológico desta atividade criativa. Desse modo, o objetivo deste estudo foi analisar a trajetória da produção de conteúdo em vídeo no Brasil, considerando meios, táticas, abordagens e prerrogativas futuras, tendo por caso de análise o Canal Nostalgia no YouTube. Desenvolveu-se um estudo de caso de aporte documental sobre o canal e adicionou-se a perspectiva de produtores de conteúdo audiovisual em exercício para reflexão geral sobre o cenário. Observou-se que a democratização do conteúdo e o acesso a essas novas tecnologias de comunicação foi extremamente benéfico e transformador para a maneira como produzimos e consumimos mídia. Pessoas com grandes ideias, mas sem acesso a grandes plataformas como a televisão puderam desenvolver-se com poucos recursos e se transformaram em gigantes divulgadores de conhecimento e entretenimento do mercado. Compreendeu-se também que as transformações neste formato são cíclicas e resultarão sempre na evolução e nunca na extinção umas das outras. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everton Lucas Lopo Lima e Silva, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc) – Minas Gerais – Brasil

Professor da trilha de Mídias Digitais o Ensino Médio no Colégio Sólido, em Montes Claros/MG. Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc).

Andréa Nogueira do Amaral Ferreira, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc) – Minas Gerais – Brasil

Doutoranda em Desenvolvimento Social e mestra em Letras/Estudos Literários pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Coordenadora e professora do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc).

Gustavo Souza Santos, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) – Minas Gerais – Brasil

Doutor em Desenvolvimento Social com estágio pós-doutoral pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Professor das faculdades de Comunicação Social e de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc). Pesquisador associado do Citadino, Núcleo Interdisciplinar de Temáticas Urbanas da Unimontes.

Referências

BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BÓRIO, P. C. M. Prosumer: o novo protagonista da comunicação. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2014, 109f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, João Pessoa, 2014.

CANALTECH. Tudo sobre o YouTube – História e Notícias. CanalTech, 2022. Disponível: https://canaltech.com.br/empresa/youtube/. Acesso em: 30 out. 2022.

CASTANHARI, F. M. A verdadeira e vergonhosa história do Canal Nostalgia. Canal Nostalgia, 2016. Disponível: https://youtu.be/i8LlCcu5o0Y. Acesso em: 30 out. 2022.

CASTANHARI, F. M. A vergonha alheia do meu primeiro vídeo - Canal Nostalgia. Canal Nostalgia, 2021. Disponível: https://youtu.be/V1RF1kUG61U. Acesso em: 30 out. 2022.

CASTANHARI, F. M. Especial 10 milhões - desabafo sobre o YouTube. Canal Nostalgia, 2017. Disponível: https://youtu.be/bu0D3IXUi4M. Acesso em: 30 de Outubro. 2022.

COUTINHO, L. M. Audiovisuais: arte, técnica e linguagem. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso, 2016.

MOLETTA, A. Você na tela: Criação audiovisual para a internet. São Paulo: Summus, 2019.

ZUINI, P.; LELLIS, G. Jovem mostra que é possível ganhar dinheiro com vídeos na internet. Revista PEGN, 2015. Disponível: https://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/Mundo-digital/noticia/2015/04/jovemmostra-que-e-possivel-ganhar-dinheiro-com-videos-na-internet. Acesso em: 31 out. 2022.

Downloads

Publicado

2023-06-29

Como Citar

Lima e Silva, E. L. L., Ferreira, A. N. do A., & Santos, G. S. (2023). A trajetória do Canal Nostalgia no YouTube e o presente do mercado de produção de conteúdo audiovisual. Paradoxos, 8(1), 1–17. https://doi.org/10.14393/par-v8n1-2023-69834