Cantoras Pop e Super-Heroínas: debatendo ciência e gênero por meio de videoclipes

Autores

  • Emerson Ferreira Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Luís Paulo de Carvalho Piassi Universidade de São Paulo (USP)
  • Stella Cêntola Pupo Universidade de São Paulo (USP)
  • Livia Delgado Leandro da Cruz Universidade de São Paulo (USP)
  • Thaís Saboya Teixeira Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.14393/par-v2n2-2017-45473

Palavras-chave:

Gênero, Estudos culturais, Educação, Ficção Científica, Videoclipes, Difusão Científica

Resumo

O crescente consumo de produtos midiáticos tem tornado a mídia um importante agente socializador e educativo, assim como a escola e a família. Filmes, livros, etc., altamente consumidos pelo público jovem, contribuem para a formação de um senso de classe, raça e sexualidade, bem como das relações de poder na sociedade. Entretanto, acreditamos que os produtos midiáticos também oferecem recursos para contestação do discurso dominante. Pensando nisso, este trabalho pretende analisar como atividades de difusão científica a partir de videoclipes podem estimular debates acerca de questões de gênero.

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Biografia do Autor

Emerson Ferreira Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Professor do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (IFSP). Doutor em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP).

Luís Paulo de Carvalho Piassi, Universidade de São Paulo (USP)

Docente na Universidade de São Paulo (USP). Professor do programa de pós-graduação em Estudos Culturais da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).

Stella Cêntola Pupo, Universidade de São Paulo (USP)

Mestranda do programa de Estudos Culturais da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Livia Delgado Leandro da Cruz, Universidade de São Paulo (USP)

Graduanda do curso de Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Thaís Saboya Teixeira, Universidade de São Paulo (USP)

Graduanda do curso de Bacharelado em Lazer e Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

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Publicado

2018-10-13

Como Citar

Gomes, E. F., Piassi, L. P. de C., Pupo, S. C., Cruz, L. D. L. da, & Teixeira, T. S. (2018). Cantoras Pop e Super-Heroínas: debatendo ciência e gênero por meio de videoclipes. Paradoxos, 2(2), 08–19. https://doi.org/10.14393/par-v2n2-2017-45473