Learning Analytics em MOOCs: análise da Big Data Educacional dos cursos Telelab
DOI:
https://doi.org/10.14393/par-v2n1-2017-45194Palavras-chave:
Learning Analytics, MOOCs, Big Data Educacional, TELELABResumo
Este artigo apresenta a aplicação de técnicas de Learning Analytics (LA) nos cursos massivos Telelab, com foco na implementação do processo de ensino aprendizagem em MOOCs, por meio da análise e predição de Big Data Educacional (BDE). Para isso, realizou-se uma revisão sistemática sobre esses temas e aplicou-se técnicas de LA na análise dos dados do Telelab. Constatou-se a dificuldade em se trabalhar com grande quantidade de dados educacionais heterogêneos (cerca de 56 mil alunos), a fim de obter informações relevantes para a melhoria da experiência do curso. Entretanto, por meio de técnicas estatísticas, alguns padrões puderam ser localizados, evidenciando pontos fortes e fracos do Telelab que necessitam de atenção.
Downloads
Referências
CHATTI, M. A., Dyckhoff, A. L., Schroeder, U., & Thüs, H. (2012). A reference model for learning analytics. International Journal of Technology Enhanced Learning, 4(5-6), 318-331.
CHOUNTA, I.-A., Hecking, T., Hoppe, H.U., Avouris, N.: Two make a network: using graphs to assess the quality of collaboration of dyads. In: Baloian, N., Burstein, F., Ogata, H., Santoro, F., Zurita, G. (eds.) CRIWG 2014. LNCS, vol. 8658, pp. 53–66. Springer, Heidelberg (2014)
COOK, D. J., & Das, S. K. (2012). Pervasive computing at scale: Transforming the state of the art. Pervasive & Mobile Computing, 8(1), 22–35.
DRACHSLER, H., & Kalz, M. (2016). The MOOC and learning analytics innovation cycle (MOLAC): a reflective summary of ongoing research and its challenges. Journal of Computer Assisted Learning, 32(3), 281-290.
FOURNIER, H., Kop, R., & Sitlia, H. (2011). The value of learning analytics to networked learning on a personal learning environment. In P. Long, G.
GOGGINS, S. P., Galyen, K. D., Petakovic, E., & Laffey, J. M. (2016). Connecting performance to social structure and pedagogy as a pathway to scaling learning analytics in MOOCs: an exploratory study. Journal of Computer Assisted Learning, 32(3), 244-266.
GRELLER, W., & Drachsler, H. (2012). Translating Learning into Numbers: A Generic Framework for Learning Analytics. Educational technology & society,15(3), 42-57.
GRELLER, W., Ebner, M., & Schön, M. (2014, June). Learning analytics: From theory to practice–data support for learning and teaching. In International Computer Assisted Assessment Conference (pp. 79-87). Springer International Publishing.
HOPPE, H.U., Engler, J., Weinbrenner, S.: The impact of structural characteristics of concept maps on automatic quality measurement. In: International Conference of the Learning Sciences (ICLS 2012), Sydney, Australia (2012)
KHALIL, M., & Ebner, M. (2016). What Massive Open Online Course (MOOC) Stakeholders Can Learn From Learning Analytics? arXiv preprint arXiv:1606.02911.
KHALIL, M., Taraghi, B., & Ebner, M. (2016). Engaging Learning Analytics in MOOCS: the good, the bad, and the ugly. arXiv preprint arXiv:1606.03776.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
PAPAMITSIOU, Z., & Economides, A. (2014). Learning Analytics and Educational Data Mining in Practice: A Systematic Literature Review of Empirical Evidence. Educational Technology & Society, 17 (4), 49–64
SIEMENS, G., & Long, P. (2011). Penetrating the Fog: Analytics in Learning and Education. EDUCAUSE review, 46(5), 30.
TABAA, Y., & Medouri, A. (2013). LASyM: A learning analytics system for MOOCs. International Journal of Advanced Computer Science and Applications (IJACSA), 4(5).
WATTERS, A., Got MOOC? Massive open online courses are poised to change the face o f education. School Library Journal. February 2013; Vol. 58(2) pgs.3638.
YOUSEF, A. M. F., Chatti, M. A., Schroeder, U., & Wosnitza, M. (2014, July). What drives a successful MOOC? An empirical examination of criteria to assure design quality of MOOCs. In 2014 IEEE 14th International Conference on Advanced Learning Technologies (pp. 44-48). IEEE.
ZHENG, Y., & Yin, B. (2015, October). Big Data Analytics in MOOCs. In Computer and Information Technology; Ubiquitous Computing and Communications; Dependable, Autonomic and Secure Computing; Pervasive Intelligence and Computing (CIT/IUCC/DASC/PICOM), 2015 IEEE International Conference on (pp. 681-686). IEEE.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.