Retomada das telas de Rubem Fonseca
DOI:
https://doi.org/10.14393/par-v1n1-2016-41625Palabras clave:
Cinema da Retomada, Rubem Fonseca, Roteiro, AdaptaçãoResumen
O que pretendemos presenciar com a aproximação da literatura de Rubem Fonseca e do cinema não é o confronto, mas sim perceber que há uma cinematografia literária ou uma literatura cinematográfica, tipicamente "fonsequiana". Esse traço faz parte de um fluxo contínuo de suas realizações autorais, que influenciaram a arte nacional contemporânea e que marcou presença nos últimos anos nas telas do movimento chamado Cinema da Retomada e da Televisão.
Descargas
Citas
BOTELHO JUNIOR, F.C. Técnica e estética na imagem do novo cinema de São Paulo. Doutorado. São Paulo: USP/ECA, 1991.
DAVINO, Gláucia. Roteiro, elemento oculto no filme. Filme, a cristalização do roteiro. Tese de Doutorado. Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
FIGUEIREDO, A.M.C. “Agosto”, o trágico e o patético, a socialização da obra “AGOSTO”, de Rubem Fonseca, na adaptação pela TV Globo - história e Ficção. Dissertação (Mestrado, IMS/SBC). São Bernardo do Campo: UMESP/POSCOM, 1995.
NAGIB, Lucia. Cinema da Retomada. Campinas: Editora 34, 2002.
ORICCHIO, Luiz Zanin. Cinema de novo. Um balanço crítico da retomada. São Paulo: Estação Liberdade, 2003.
Revista Idiossincrasias, 14/06/ 2007. http://portalliteral.terra.com.br (março 2008).
SILVA, Deonísio da, “A violência nos contos de Rubem Fonseca”, in Um novo modo de narrar. São Paulo: Livraria Cultura Ed., 1979.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.