Educational and communicational challenges and opportunities in the visualization society
DOI:
https://doi.org/10.14393/par-v8n1-2023-68780Keywords:
Knowledge society, Information, Information anxiety, Gamification, Teaching-learning processesAbstract
This article proposes a reflective study on the communicational and educational challenges encountered amidst the avalanche of data and information that we receive every day on our digital devices, overloading the cognitive system and often causing what authors call anxiety informational. To discuss this theme, the work addresses concepts such as the knowledge society, information, gamification, collaborative productions and the transformations that are taking place in the teaching-learning processes, driven mainly by the change in the behavior of the young public, known here as web actors.
Downloads
References
BATTEZZAI, Silma; VALVERDE, Joaquim. Mídias digitais: anjos ou demônios? In: SQUIRRA, Sebastião (org.). Ciber mídias: extensões comunicativas, expansões humanas. 1. Ed. Porto Alegre: Buqui, 2012.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Tradução de Roneide Venâncio Majer. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
GLEICK, James. A informação: uma história, uma teoria, uma enxurrada. Tradução de Augusto Calil. São Paulo: Companhia das letras, 2013.
LATORRE, Óliver P. Apuntes sobre la teoría de la diversión. In: SCOLARI, Carlos A. (ed.). Homo Videoludens 2.0. De Pacman a la gamification. Barcelona: Laboratori de Mitjans Interactius. Universitat de Barcelona, 2013.
MASTROCOLA, Vicente Martin. Doses lúdicas: breves textos sobre o universo dos jogos e entretenimento. São Paulo: Independente, 2013.
PISANI, Francis; PIOTET, Dominique. Como a web transforma o mundo: a alquimia das multidões. São Paulo: Senac São Paulo, 2010.
SATHLER, Luciano. De perto ou amanhã: alguns aspectos relacionados à adoção de tecnologias digitais em instituições educacionais. In: SIQUIRRA, Sebastião (org). Cibercoms - tecnologias ubíquas, mídias pervasivas. Porto Alegre: Buqui, 2012.
SOARES, Ismar de Oliveira. A mediação tecnológica nos espaços educativos: uma perspectiva educomunicativa. Comunicação & Educação, São Paulo, ano XII, n. 1, abril, 2007.
SQUIRRA, Sebastião; FEDOCE, Rosângela Spagnol. A tecnologia móvel e os potenciais da comunicação na educação. Revista Logos Comunicação & Universidade, Rio de Janeiro, v. 18, n. 2, p. 267-278, 2011.
TANCER, Bill. Click: o que milhões de pessoas estão fazendo on-line e porque isso é importante. São Paulo: Globo, 2009.
WURMAN, Richard Saul. Ansiedade de informação: como transformar compreensão em compreensão. 2. ed. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1991.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.