Audiovisual education training: Audiovisual education in undergraduate courses in pedagogy in Brazil
DOI:
https://doi.org/10.14393/par-v5n1-2020-54976Keywords:
Pedagogy, Audiovisual Education, Educommunication, Cine-Education, Distance learningAbstract
Audiovisual is consolidated in the 21st century as an educational experience. Whether as didactic material, creative support or object of analysis, it began to permeate educational experiences at all levels of education. Several areas of knowledge have experimented and accumulated reflections on the possible interfaces between Audiovisual and Education, among them: Communication, Cinema, Arts and Education. Based on this methodological diversity, we have identified which of them permeate the ten best undergraduate degrees in Pedagogy in Brazil according to the Ministry of Education of Brazil, which gives us indications of how future teachers and managers see the School crossed by Audiovisual.
Downloads
References
BARBOSA, Ana Mae; Cunha, Fernanda Pereira da (Orgs.). A abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez. 2010.
BERGALA, Alain. A hipótese-cinema: pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Booklink, 2008.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 5, 13.12.2005. Brasília, 2005.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução n.1, 15.5.2006. Diário Oficial da União, n.92, seção 1, p. 1112, mai. 2006.
CATELLI, Rosana Elisa. O cinema educativo nos anos de 1920 e 1930: algumas
tendências presentes na biografia contemporânea. São Paulo: Intexto (UFRGS), 2005.
COHN, Grace. Pedagogias da videoarte: a experiência do encontro de estudantes do Colégio Pedro II com obras contemporâneas. 2016. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DUARTE, Rosália. Cinema & educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. 126p.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS. Projeto Pedagógico (PP): Curso de Licenciatura em Pedagogia. 2017.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO. Licenciatura em pedagogia. Acesso em: 13 fev. 2019.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Conceito preliminar de curso. Disponível em: <http://inep.gov.br/web/guest/conceito-preliminar-de-curso-cpc–> Acesso em: 16 fev. 2019.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 1 ed. Goiânia: Cortez Editora, 1998. 49p.
MACHADO, Eliany Salvatierra. Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas de aproximação entre comunicação e educação. Revista de Estudos Universitários, Sorocaba, v. 44, n. 1, p. 53-68, jun. de 2018.
SCHEIBE, Leda. Diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia: trajetória longa e inconclusa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 130, p. 43-62, jan./abr. 2007.
SOARES, Ismar De Oliveira. Educomunicação e educação midiática: vertentes históricas de aproximação entre comunicação e educação. Comunicação e Educação, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 15-26, set. de 2014.
UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA. Projeto Pedagógico Curricular: Licenciatura em Pedagogia. 2016.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Projeto acadêmico do curso de Pedagogia a distância. 2011.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE DO PARANÁ. O curso de pedagogia/irati. 2019.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Criação do curso de Pedagogia no IBICLE/UNESP. 2001.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. Projeto Pedagógico: Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade Educação a Distância. 2010.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. Projeto Pedagógico – Curso de Licenciatura em Pedagogia campus Sorocaba. 2014.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO. Projeto Político Pedagógico do curso de graduação em Pedagogia, licenciatura. 2006.
VELLOSO, Beatriz. Dias & Riedweg. Rio de Janeiro: Apicuri, 2012. 152p.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.