Transmedia journalism and meaning production for the cinema: the film Avengers - Infinite War on Brazilian News Portals
DOI:
https://doi.org/10.14393/par-v4n2-2019-48558Keywords:
Journalism, Transmedia, Movie theater, Avengers, BrazilAbstract
The purpose of this article is to analyze the journalistic transmedia storytelling of the movie Avengers: infinite war (2018, Anthony and Joe Russo) in Brazilian news websites. This research is classified as descriptive, with a qualitative approach and uses the technique of content analysis. To the analysis we selected news published in each of the following websites: G1, Globoplay and Omelete between December 2017 and September 2018. As the main result it was verified that those Brazilian websites, with their own peculiarities, give new meanings to the film and thus contribute to a transmedia storytelling.
Downloads
References
BOX OFFICE MOJO. Disponível em: <https://bit.ly/2qfWDsd>. Acesso em: 19 out. 2018.
CANAVILHAS, João. Jornalismo Transmídia: um desafio ao velho ecossistema midiático. Bogotá: Editorial Universidad del Rosário, 2013.
CIRNE, Lívia. De uma para muitas... mídias: uma abordagem da transmidiação no telejornalismo. ÂNCORA-Revista Latino-americana de Jornalismo, v. 3, n. 2, 2016. https://doi.org/10.21204/2359-375x/ancora.v3n2p194-208
DA SILVA, Rodrigo Carvalho. Produção de sentido nas imagens do cinema. Temática, v. 8, n. 9, 2015. Disponível em: <https://bit.ly/2qfXxF4>. Acesso em: 29 out. 2018.
DOS SANTOS, Marcio C. Existe Jornalismo Transmídia? Considerações Sobre o Reuso de Conceitos. São Carlos: Revista GEMInIS, v. 8, n. 3, p. 136-149, 2017. Disponível em: <https://bit.ly/2QGwJdm>. Acesso em: 09 set. 2018.
DULLIUS, Amanda Amaral. A franquia Os Vingadores como parte da narrativa transmídia do universo cinematográfico Marvel: um estudo de caso. 2015. Disponível em: < https://bit.ly/2Da0obd>. Acesso em: 19 out. 2018.
FONTENELE, Amanda V. Narrativa Transmídia: Um Passeio pelo Universo Marvel Cinematográfico. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2017. Disponível em <https://bit.ly/2PLEq0u>. Acesso em: 05 set. 2018.
GLOBO.COM. Disponível em: <https://bit.ly/2ODQkZn>. Acesso em: 02 dez 2018.
IMDB. Disponível em: <https://imdb.to/2I1E96W>. Acesso em: 02 dez 2018.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.
MARTINS, Elaide; FECURY, Isabelle. Entre o portal e o telejornal: aspectos da narrativa transmídia no jornalismo do grupo Record. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIBERJORNALISMO. 2016. Disponível em: <https://bit.ly/2D6L8fV>. Acesso em: 21 ago. 2018.
OMELETE&CO. Disponível em: <https://bit.ly/2ALg4Os>. Acesso em: 02 dez. 2018
PRATTEN, Robert. Getting started in transmedia storytelling: a pratical guide for beginners. Londres, 2011. Disponível em: <https://bit.ly/2Dbl2sb>. Acesso em: 04 set. 2018.
RENÓ, Denis; FLORES, Jesús M. Periodismo Transmedia. Nueva edición actualizada. Aveiro: Ria Editoral, 2018.
SCOLARI, Carlos A. Transmedia Storytelling: Implicit Consumers, Narrative Worlds, and Branding in Contemporary Media Production. Catalunya, 2009. Disponível em: <https://bit.ly/2D9hQxn>. Acesso em: 21 ago. 2018.
TRETTIN, Diego; SCHLÖGL, Larissa. A narrativa transmidiática dos vingadores da Marvel Comics: Análise dos filmes homem de ferro e homem de ferro 2. Razón y Palabra, v. 18, n. 88, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.