Arquivo, memória e passado: resenha crítica de A gravidade da imagem: arte e memória na contemporaneidade, de Luiz Cláudio da Costa

Authors

  • Laís Ferreira Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/par-v2n2-2017-45481

Keywords:

Memory, Archive, Phatography, Contemporany art

Abstract

This review adresses the book A gravidade da imagem: arte e memória na contemporaneidade, by Luiz Claudio da Costa, paying attention for matters relating to the photographic act, the elements of memory and the archives analysed from the works observed by the researcher. For that purpose, we recur to thesis by Georges Didi-Huberman, Henri Bergson, Walter Benjamin and Jean-Luc Nancy.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Laís Ferreira Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em comunicação na UFF, com ênfase em Estudos  do Cinema e do Audiovisual. Graduada em Comunicação Social pela UFMG(2016).

References

BERGSON, Henri. Matéria e memória. Tradução Paulo Neves da Silva. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1991.

BIBLIOBELAS. Paulo Nazareth: O Homem Cem Cabeças, no Espaço F da EBA. Disponível em < https://bibliobelas.wordpress.com/2015/05/27/paulo-nazareth-o-homem-cem-cabecas-no-espaco-f-da-eba/>. Acesso em 17 de agosto de 2016.

COSTA, Luiz Cláudio da. A gravidade da imagem: arte e memória na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Quartet: FAPERJ, 2014.

DIDI–HUBERMAN, Georges. Remontar, remontagem (do tempo). Tradução Milene Miglano. Belo Horizonte: Edições Chão da Feira, 2016.

______. O que vemos, o que nos olha. Tradução Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34, 1998.

DUBOIS, Phillipe. O ato fotográfico. Campinas: Papirus. 2003.

FERREIRA, Helder. A pé até Nova York. Revista Cult. São Paulo, dezembro de 2012. Disponível em < http://revistacult.uol.com.br/home/2012/12/a-pe-ate-nova-york/>. Acesso em 17 de agosto de 2016.

LOMBARDI, Kátia Hallak. As paisagens fotográficas historicizadas de “To Face”de Paola Pietri Trabalho apresentado no GT ESTUDOS DE CINEMA, FOTOGRAFIA E AUDIOVISUAL, no XXV Encontro Anual da Compós, Universidade Federal de Goiás, 07 a 10 de junho de 2016.

NANCY, Jean-Luc. “Uncanny Landscape.” In The Ground of the Image. New York: Fordham University Press, 2005.

Published

2018-10-13

How to Cite

Oliveira, L. F. (2018). Arquivo, memória e passado: resenha crítica de A gravidade da imagem: arte e memória na contemporaneidade, de Luiz Cláudio da Costa. Paradoxos, 2(2), 77–81. https://doi.org/10.14393/par-v2n2-2017-45481