After all, who is the Protagonist? The Paradox of Empowering the Individual in Cyberspace
DOI:
https://doi.org/10.14393/par-v2n1-2017-45199Keywords:
Empowerment, Cyberspace, Social networks, MobilizationAbstract
Abstract: With the development of technology, the increase of portable media devices, the computorization and the rise of different platforms of social networks, new agents of speech production emerge in the cyberspace, mobilizing themselves around civil society issues. The conception of empowered individuals also emerges, together with the idea of a more engaged society and the possibility of mobilizing citizens around certain issues of collective interest. While, romanticized ideas about the power of civil society in cyberspace gain strength, there are some ideas, which cast doubt on this power of the citizen when questions are raised about the capitalist transversalities of which individuals are submitted to the contemporary agora. That is why we are experiencing a paradox of empowerment.
Downloads
References
BARABÁSI, Albert-Laszlo. Linked: a nova ciência dos networks. São Paulo: Leopardo, 2009.
BARROS, Samuel; CARREIRO, Rodrigo. A discussão pública e as redes sociais on-line: o comentário de notícias no Facebook. Revista Fronteiras, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 174-185, mai/ago. 2015. Disponível em:
<http://www.revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2015.172.05/4732>. Acesso em: 20 mai. 2017.
BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Comunicação Social. Pesquisa Brasileira de Mídia 2015: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília: Secom, 2015. Disponível em: <http://www.secom.gov.br/atuacao/pesquisa/lista-de-pesquisas-quantitativas-e-qualitativas-decontratos-atuais/pesquisa-brasileira-de-midia-pbm-2015.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2016.
BRUNO, Fernanda. Monitoramento, classificação e controle nos dispositivos de vigilância digital. Revista Famecos, Porto Alegre, n. 36, p. 10-16, ago. 2008.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. A Era da Informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
_____. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
CREMADES, Javier. Micropoder – a força do cidadão na Era Digital. São Paulo: SENAC São Paulo, 2008.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 2011.
MARQUES, Francisco Paulo Jamil Almeida. Debates políticos na internet: a perspectiva da conversação civil. Opinião Pública, Campinas, v. 12, n. 1, p. 164-187, abr/mai. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/op/v12n1/29402.pdf Acesso em: 20 mai. 2017.
MIÈGE, Bernard. A sociedade tecida pela comunicação: técnicas da informação e da comunicação entre inovação e enraizamento social. São Paulo: Paulus, 2009.
PARISER, Eli. O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
RAMONET, Ignacio. A explosão do jornalismo: das mídias de massa à massa de mídias. São Paulo: Publisher Brasil, 2012.
RECUERO, Raquel. Conversação em Rede - A comunicação mediada pelo computador e redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2012.
SHIRKY, Clay. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
WOLTON, Dominique. Internet, e depois? Uma teoria crítica das novas mídias. Porto Alegre: Sulina, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.