The Return to Myth in “Atlântida, Reino Perdido” (1989)

Reflections about Intertextuality in Rita Lee’s Children’s Short Story

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v40-2024-56

Keywords:

Myth, Plato, Intertextuality, Children’s literature, Rita Lee

Abstract

Starting from the intersections between the past and the present in comparative literature studies, this article aims to analyze intertextuality in the children's short story “Atlântida, Lost Kingdom” (1989), by Rita Lee, with the classic myth of the island of Atlantis, portrayed by Plato in the dialogues of Timaeus and Critias, written around 360 B.C. The bibliographic framework was supported by authors such as Nitrini (2000), Perrone-Moisés (2016) and Samoyault (2008) to discuss the concept and applications of intertextuality, as well as Eliade (1972), Lopes (2011) and Silva et al. (2020), who discuss myth and reception. It is inferred that the uses of the past and reception of the writings of Classical Antiquity are constantly renewed by the movement of intertextuality, as occurs in the selected short story, in which the rewriting of Plato's myth is resumed from a ludic perspective.

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Author Biographies

Luana da Silva Coelho, Universidade Federal do Pará

Mestranda em Letras - Estudos Literários, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal do Pará (PPGL/UFPA). Bolsista pelo programa CAPES - PROEX (Programa de Excelência Acadêmica), atuando como estagiário na disciplina de Teoria do texto narrativo, na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará (FALE/UFPA). Graduada no curso de Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa, pela Universidade do Estado do Pará. Foi monitora bolsista pelo Programa de Monitoria (UEPA/CCSE), atuando na disciplina de Didática (2020-2021).

Helena Bonito Couto Pereira, Universidade Federal do Pará

Doutora e Mestra em Letras Modernas (Língua e Literatura Francesa) pela Universidade de São Paulo, fez estágio pós-doutoral na Universidade da Califórnia em Riverside (USA). Atua como Professora Visitante no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi professora visitante na Università degli Studi di Perugia (Itália, 2018 e 2019). Foi Professora Titular e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), instituição em que desempenhou, dentre outras, as funções de Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Decano de Extensão e Coordenadora de Publicações Acadêmicas. É membro da Comissão Assessora da Presidência e assessora ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Coordenou o GT História da Literatura da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Fundou e coordenou o Grupo de Pesquisa "Literatura no contexto pós-moderno" do Diretório de Grupos do CNPq (2000-2021). Foi fundadora e Editora Acadêmica da Revista Todas as Letras (UPM). FoI membro do Conselho Editorial Acadêmico e coordenadora da "Coleção Academack-Letras" da Editora Mackenzie. Foi fundadora e é participante do Conselho Científico da Revue Internationale dArt et dArtologie - RIAA (ISSN 2491-6366). Interesses em pesquisa: literatura brasileira, literatura comparada, ficção contemporânea, pós-modernismo e adaptações literárias. Filiações, além da ANPOLL: Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC); International Comparative Literature Association (ICLA); Associação Internacional de Lusitanistas (AIL).

References

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Published

2024-12-16

How to Cite

COELHO, L. da S.; PEREIRA, H. B. C. The Return to Myth in “Atlântida, Reino Perdido” (1989): Reflections about Intertextuality in Rita Lee’s Children’s Short Story. Letras & Letras, Uberlândia, v. 40, n. único, p. e4056 | p. 1–13, 2024. DOI: 10.14393/LL63-v40-2024-56. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/74065. Acesso em: 18 dec. 2024.