Reading Itinerary Applied in High School

“The Fortune-Teller”, by Machado de Assis, in Three Clicks

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v40-2024-26

Keywords:

Teaching, Reading, Language, Literature, Reading itinerary

Abstract

This article presents the application of a reading proposal carried out in high school at a school in Vale dos Sinos, Brazil. It argues that teaching how to read and understand literary texts, taking into account the complexity of the language in use, is a commitment to encouraging students to be proficient in their own language. To this end, it explores the inseparability between language and literature in Portuguese language teaching, it reflects on the applicability of reading strategies, and it presents a proposal for reading the short story “The fortune-teller”, by Machado de Assis, at different levels: introduction to text reception, comprehensive reading, analytical reading, interpretative reading, and transfer and application of reading. It appears that proposals that are based on reading strategies and the articulation of language and literature teaching tend to be more significant for training autonomous and proficient readers.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Amanda Santos da Silveira Fernandes, Universidade Feevale

Pesquisadora e bolsista CAPES na Universidade Feevale no Programa de Pós-Graduação em Processos a Manifestações Culturais; Mestre também no PPG em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale; Atua nas áreas de Língua Portuguesa, Literatura e Narratologia; Seus estudos voltam-se para as áreas de Cultura, Literatura e Narratologia.  E-mail: aamandassf@gmail.com

Ana Cândida Santos de Carvalho, Universidade Feevale

Professora na Escola de Aplicação Feevale; Mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale;  Atua nas áreas de Língua Portuguesa e Literatura; Seus interesses voltam-se a estudos da língua, da literatura, do cinema e das diversas manifestações culturais. E-mail: anacandidadecarvalho@gmail.com

Juracy Assmann Saraiva, Universidade Feevale

É professora e pesquisadora na Universidade Feevale; Doutora em Teoria Literária pela Pontifíca Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Professora convidada no Programa de Pós-graduação em Letras, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Bolsista de Produtividade em Pesquisa, Nível 2, do CNPq; Líder do Grupo de Pesquisa Ficção de Machado de Assis: Sistema Poético e Contexto; Participa do grupo Linguagens e Manifestações Culturais na Universidade Feevale. Entre suas publicações, constam "O circuito das memórias" (2009), obra sobre Machado de Assis, editada pela Edusp e Nankin, "Palavras, brinquedos e brincadeiras: cultura oral na escola" (2011), proposta de exploração da tradição cultural da oralidade nas séries iniciais do ensino fundamental, editado pela Artmed e "Texto Literário: Resposta ao desafio da formação de leitores" (2017), organizado juntamente com Ernani Mügge e Tatiane Kaspari, que se voltam para a leitura de textos literários no ensino básico. Tem publicado mais de 120 artigos, voltados para suas temáticas de pesquisa, em periódicos nacionais e internacionais, sendo orientadora de dissertações e de teses.Suas pesquisas na área de Letras concentram-se na obra de Machado de Assis, na leitura e na metodologia do ensino de literatura. E-mail: juracy@feevale.br

References

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. São Paulo: Todavia, 1995. v. 3, p. 235-263.

FATORELLI, Antonio. Fotografia contemporânea: entre o cinema, o vídeo e as novas mídias. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2013.

FINATTO, Maria José Bocorny et al. Leitura: um guia sobre teoria(s) e prática(s). Porto Alegre: Editora Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 2015.

GALVÃO, Camila. 6 coisas estranhas que já foram usadas para prever o futuro. MEGA curioso, 27 dez. 2017. Disponível em: https://www.megacurioso.com.br/bizarro/101406-6-coisas-estranhas-que-ja-foram-usadas-para-prever-o-futuro.htm. Acesso em: 12 jan. 2024.

GIROTTO, Cyntia Graziella G. S.; SOUZA, Renata Junqueira. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: SOUZA, Renata J. et al. Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 45-114.

ISER, Wolfgang. A interação do texto com o leitor. In: JAUSS, Hans Robert. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. p. 83-132.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

LEFFA, Vilson José. Aspectos da leitura. Porto Alegre: Sagra, 1996.

SARAIVA, Juracy Assmann. Narrativa literária: aspectos composicionais e significação. In: SARAIVA, Juracy Assmann. Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 51-61.

SARAIVA, Juracy Assmann. A indissociabilidade entre língua e literatura no ensino fundamental: uma metodologia integradora. In: SARAIVA, Juracy Assmann; MÜGGE, Ernani. Literatura na escola: propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 45-51.

SARAIVA, Juracy Assmann; MÜGGE, Ernani; KASPARI, Tatiane (org.). Texto literário: resposta ao desafio da formação de leitores. São Leopoldo: Oikos, 2017.

Published

2024-12-02

How to Cite

FERNANDES, A. S. da S.; CARVALHO, A. C. S. de; SARAIVA, J. A. Reading Itinerary Applied in High School: “The Fortune-Teller”, by Machado de Assis, in Three Clicks. Letras & Letras, Uberlândia, v. 40, n. único, p. e4026 | p. 1–19, 2024. DOI: 10.14393/LL63-v40-2024-26. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/72314. Acesso em: 4 dec. 2024.