PLAc, abordagem comunicativa e letramento crítico: pontos de convergência para a inclusão de práticas digitais no contexto brasileiro de ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v34n1a2018-5Keywords:
PLAc, Abordagem Comunicativa, Letramento Crítico, Letramento DigitalAbstract
Este trabalho apresenta a concepção e as especificidades de PLAc (SÃO BERNARDO, 2016; AMADO, 2014, 2011; CALDEIRA, 2012; GROSSO, 2010) e propõe uma triangulação entre o ensino de PLAc, a abordagem comunicativa (LEE; VANPETTEN, 2003; SAVIGNON, 2001) e o letramento crítico como idealizado por Freire (1979, 1987, 2011, 2014, 2015) visto que as aulas de PLAc objetivam levar o aprendiz a se comunicar de forma eficiente e pragmaticamente adequada na nova língua, na busca pelo reconhecimento e pelo acesso a seus direitos sociais, deveres e serviços de acolhida no novo país, ou seja, a língua é de fato o meio primário de emancipação e reconstrução social. Além disso, as temáticas que atravessam o ensino de PLAc colocam questões pertinentes ao letramento crítico como foco de discussão e de reflexão em sala de aula, as quais podem ser intensificadas pela inclusão de práticas digitais planejadas com base nos materiais de PLAc, como o de Oliveira et al. (2015). Por entendermos que uma participação social ativa e democrática também é feita online, criamos um questionário e diagnosticamos o uso de tecnologias digitais de nossos alunos de PLAc, na cidade de São Paulo, e então elaboramos uma proposta para a inclusão do componente letramento digital (HOCKLEY; DUDENEY; PEGRUM, 2013) no desenvolvimento das competências comunicativas e críticas dos alunos, considerando seus conhecimentos de legado sobre as práticas digitais.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2018-07-02
How to Cite
SÁ, E. M. de; JÚNIOR COSTA, E. PLAc, abordagem comunicativa e letramento crítico: pontos de convergência para a inclusão de práticas digitais no contexto brasileiro de ensino-aprendizagem. Letras & Letras, Uberlândia, v. 34, n. 1, p. 95–121, 2018. DOI: 10.14393/LL63-v34n1a2018-5. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/39075. Acesso em: 21 nov. 2024.
Issue
Section
Articles
License
The authors retain author's rights but grant the journal the right of firsth publication. The works are licensed under Creative Commons Attribution License, which allows sharing provided that the authors and this journal are properly ackonwledged.