Ensino da língua na perspectiva discursiva: um exercício de leitura
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v33n2a2017-3Keywords:
Ensino de Língua, Responsividade, Dialogismo, Letramento, PragmáticaAbstract
O trabalho concentra-se nos modos de conceber o ensino da língua portuguesa sob a perspectiva discursiva de raiz bakhtiniana, considerando, especialmente, os sentidos da "compreensão ativa e responsiva" da linguagem e do discurso. À luz do modelo ideológico de letramento e de alguns subsídios da pragmática, a sala de aula é entendida como espaço (de tensão) de construção de linguagens e conhecimentos oriundos de esferas distintas que ali se integram a partir de e com base em experiências sociais e subjetivas tanto de professores quanto de alunos. Objetiva-se elaborar uma aula em que os alunos sejam convidados a refletir e compreender que as palavras estão prenhes de um "conteúdo ideológico e vivencial", pois "não são palavras o que pronunciamos ou escutamos", mas atos de fala, ações com e sobre a linguagem. Articular o campo do letramento à teoria enunciativa bakhtiniana e ainda ao campo da pragmática é uma forma de entender como os aspectos sociais, extralinguísticos constituem, integram a língua e o discurso e os tornam vivos, ao mesmo tempo em que constituem os sujeitos em situações reais de interação, nas várias esferas sociais da vida. Integram-se a esse trabalho pedagogias que questionam a "visão bancária" do ensino e os saberes dominantes em relação aos outros saberes, a fim de, por meio do ensino da língua e da gramática, desestabilizar e desnaturalizar significados e sentidos regularizados e sacralizados.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-11-08
How to Cite
COELHO, V. W. da C. Ensino da língua na perspectiva discursiva: um exercício de leitura. Letras & Letras, Uberlândia, v. 33, n. 2, p. 65–80, 2017. DOI: 10.14393/LL63-v33n2a2017-3. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/36614. Acesso em: 21 nov. 2024.
Issue
Section
Articles
License
The authors retain author's rights but grant the journal the right of firsth publication. The works are licensed under Creative Commons Attribution License, which allows sharing provided that the authors and this journal are properly ackonwledged.