É possível ensinar Literatura? - Questões para a docência

Authors

  • Sarah Diva da Silva Ipiranga Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Valter de Araújo Albuquerque

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v32n2a2016-3

Keywords:

EJA, Literatura, Leitor, Intervenção, Formação

Abstract

A EJA, Educação de Jovens e Adultos, é um espaço particular dentro da educação brasileira e se apresenta com características bem peculiares, vinculadas, sobretudo, ao público a que atende, normalmente "exilados" do sistema tradicional de ensino. O trabalho com o texto literário na EJA, por sua vez, adquire também uma singularidade, visto que está inserido num conjunto maior de habilidades integradoras, que fazem o corpo norteador da Educação para Jovens e Adultos. Este trabalho, integrante das reflexões que o Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) possibilita, faz uma análise da função do texto literário num sistema de ensino que se quer diferenciado do padrão escolar seriado e apresentar reflexões e sugestões que possam contribuir para um avanço do estudo do texto literário visto como mediador de conhecimento e cidadania.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Sarah Diva da Silva Ipiranga, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Prof.a Adjunta de Literatura Comparada

Pós-Doutora - Universidade de Lisboa

Coordenadora PROFLETRAS -UECE

COORDENADORA DO GRUPO DE ESTUDOS AMI - Autobiografia, memória e identidade

Published

2017-03-15

How to Cite

IPIRANGA, S. D. da S.; ALBUQUERQUE, V. de A. É possível ensinar Literatura? - Questões para a docência. Letras & Letras, Uberlândia, v. 32, n. 2, p. 46–63, 2017. DOI: 10.14393/LL63-v32n2a2016-3. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/35358. Acesso em: 22 jul. 2024.