Ensino de leitura: uma proposta para o desenvolvimento da habilidade de inferir
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v32n2a2016-12Keywords:
Leitura, Inferência, IntervençãoAbstract
Este artigo tem como objetivo contribuir com o ensino e a aprendizagem da leitura, apresentando uma proposta de intervenção que visa ao desenvolvimento da inferência, habilidade fundamental nos processos que envolvem compreensão textual. Esta proposta se constitui por sequências de atividades que foram produzidas a partir de anúncios publicitários, gênero que possibilita o trabalho com inferências por, dentre outras razões, apresentar linguagem metafórica e jogo de palavras que permitem a busca do implícito por meio dos explícitos. Para a consecução desta proposta, seguindo princípios metodológicos da perspectiva etnográfica e da pesquisa-ação, investigamos os problemas de leitura de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental II e, após análise dos dados, elaboramos nossa proposta de intervenção. Do ponto de vista teórico, buscamos fundamentos nas ideias de Kleiman (2013), Kock (2013) e Marcuschi (2008). Os resultados apontaram significativa melhora no desempenho dos alunos em relação à leitura e revelaram que as habilidades trabalhadas foram desenvolvidas a contento - em especial a inferência, a qual foi pormenorizada.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-03-15
How to Cite
SILVA DA GUARDA, M. L.; PEREIRA, M. dos R. A. Ensino de leitura: uma proposta para o desenvolvimento da habilidade de inferir. Letras & Letras, Uberlândia, v. 32, n. 2, p. 231–257, 2017. DOI: 10.14393/LL63-v32n2a2016-12. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/34888. Acesso em: 22 nov. 2024.
Issue
Section
Articles
License
The authors retain author's rights but grant the journal the right of firsth publication. The works are licensed under Creative Commons Attribution License, which allows sharing provided that the authors and this journal are properly ackonwledged.