Imagens não só ilustram, palavras não só descrevem: leitura e efeitos de sentido na tessitura verbo-imagética
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL65-v32n3a2016-4Abstract
Este artigo aborda a leitura de textos que contemplam os registros verbal e imagético, a fim de possibilitar a reflexão sobre o modo como se constroem, linguística e discursivamente, representações sobre o outro/estrangeiro no cenário atual de deslocamentos e de fronteiras entre línguas-culturas. Com esse propósito, analisaremos uma fotografia e três charges, amplamente divulgadas nas mídias digitais, cuja temática é o fluxo migratório em direção ao continente europeu nos últimos anos. O viés teórico-conceitual dos estudos discursivo-desconstrutivistas permite-nos compreender que o funcionamento dessa tessitura se atrela não apenas a um imaginário cultural e historicamente construído, mas também às memórias visual e discursiva. Relacionamos a problemática em questão aos desafios que constituem o ensino-aprendizagem da leitura, por entendermos que, cada vez mais, ler imagens é uma exigência contemporânea, uma vez que estas atuam de forma predominante na constituição de sentidos e em nossa constituição como sujeitos atravessados pela linguagem e pelo discurso. A partir da análise realizada, entendemos que a tessitura verbo-imagética não se resume ao aspecto ilustrativo ou descritivo, mas consiste em uma possibilidade de abertura linguística a um campo potencial de sentidos e de discursos nos quais se produzem as subjetividades.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-11-03
How to Cite
DA ROSA, M. T. Imagens não só ilustram, palavras não só descrevem: leitura e efeitos de sentido na tessitura verbo-imagética. Letras & Letras, Uberlândia, v. 32, n. 3, p. 45–67, 2016. DOI: 10.14393/LL65-v32n3a2016-4. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/33644. Acesso em: 21 nov. 2024.
Issue
Section
Articles
License
The authors retain author's rights but grant the journal the right of firsth publication. The works are licensed under Creative Commons Attribution License, which allows sharing provided that the authors and this journal are properly ackonwledged.