Formações imaginárias sobre língua inglesa pessoal e profissional
Keywords:
Língua, Sujeitos-Professores, Formações ImagináriasAbstract
Inserido no projeto de pesquisa "Política linguística e identidade cultural: representações de língua na região de abrangência da UFFS - Chapecó- SC", este texto discute que imaginário sobre língua inglesa se inscreve em narrativas de sujeitos-professores. Como lugar teórico, inscrevemo-nos em uma perspectiva discursiva que se constitui em uma zona de interface, entre a completude e a incompletude, trabalhando com a noção de sujeito cindido, clivado e barrado pela linguagem. A constituição do arquivo é composta por cinco entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio, com sujeitos-professores brasileiros graduados em Letras, docentes no Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio, residentes na região de abrangência da UFFS, Campus Chapecó - SC. A partir desse arquivo selecionamos recortes discursivos nos quais se formulam sentidos sustentados em formações imaginárias sobre língua inglesa. A pergunta de pesquisa que orientou nossas análises foi: que formações imaginárias sobre língua inglesa emergem em narrativas de sujeitos-professores brasileiros? Entendemos que as formações imaginárias sobre língua inglesa se constituem por traços que apontam rupturas e tensões, pois ultrapassam o nível linguístico, para envolver aspectos identitários, históricos, sociais, políticos e educacionais. Ressoa nas narrativas uma movimentação conflituosa e estreita, rememorando a relação de fronteira, que abarca entremeio e movência (shift).Downloads
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Published
2016-11-03
How to Cite
STÜBE, A. D.; FOLLE, T. A. Formações imaginárias sobre língua inglesa pessoal e profissional. Letras & Letras, Uberlândia, v. 32, n. 3, p. 280–302, 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/33615. Acesso em: 15 jan. 2025.
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Articles
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