Convergência Lexical entre Letras de música e Inglês Geral: Um estudo baseado em Corpus

Authors

  • Patricia Bertoli UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL60-v30n2a2014-18

Keywords:

Letras de música, Inglês geral, Linguística de corpus, Convergência, Frequência.

Abstract

Este trabalho apresenta um estudo de convergência lexical entre letras de música gravadas originalmente em inglês e o inglês geral. O objeto do estudo é um corpus composto por cerca de 1 milhão de palavras, advindas de 5.962 letras de musicas diferentes. As letras de música foram consideradas por suas características linguísticas, ou seja, como texto. Do corpus de estudo foram extraídas listas de palavras individuais e de feixes lexicais de três palavras (trigramas). Essas listas foram contrastadas com listas extraídas de dois corpora de referência, os quais são demonstrativos do inglês geral; as versões disponibilizadas online do BNC e do ANC. A pesquisa encontra-se fundamentada na Linguística de Corpus, que considera a língua como um sistema probabilístico, argumentando que o uso das palavras varia de acordo com o contexto imediato (as palavras que a antecedem e sucedem) e com o registro. A análise contrastiva apontou forte semelhança linguística  entre letras de música e o inglês geral, no que diz respeito a ocorrência e frequência de palavras isoladas e  trigramas, o que indica proximidade entre a linguagem usada nas letras das musicas analisadas e o inglês coloquial.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Patricia Bertoli, UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP

Professora Adjunta da UERJ

Departamento de Línguas Anglo Germânicas

GELC - Grupo de Estudos em Linguística de Corpus

Published

2014-12-18

How to Cite

BERTOLI, P. Convergência Lexical entre Letras de música e Inglês Geral: Um estudo baseado em Corpus. Letras & Letras, Uberlândia, v. 30, n. 2, p. 401–420, 2014. DOI: 10.14393/LL60-v30n2a2014-18. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/27991. Acesso em: 22 jul. 2024.