Convergência Lexical entre Letras de música e Inglês Geral: Um estudo baseado em Corpus
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL60-v30n2a2014-18Keywords:
Letras de música, Inglês geral, Linguística de corpus, Convergência, Frequência.Abstract
Este trabalho apresenta um estudo de convergência lexical entre letras de música gravadas originalmente em inglês e o inglês geral. O objeto do estudo é um corpus composto por cerca de 1 milhão de palavras, advindas de 5.962 letras de musicas diferentes. As letras de música foram consideradas por suas características linguísticas, ou seja, como texto. Do corpus de estudo foram extraídas listas de palavras individuais e de feixes lexicais de três palavras (trigramas). Essas listas foram contrastadas com listas extraídas de dois corpora de referência, os quais são demonstrativos do inglês geral; as versões disponibilizadas online do BNC e do ANC. A pesquisa encontra-se fundamentada na Linguística de Corpus, que considera a língua como um sistema probabilístico, argumentando que o uso das palavras varia de acordo com o contexto imediato (as palavras que a antecedem e sucedem) e com o registro. A análise contrastiva apontou forte semelhança linguística  entre letras de música e o inglês geral, no que diz respeito a ocorrência e frequência de palavras isoladas e  trigramas, o que indica proximidade entre a linguagem usada nas letras das musicas analisadas e o inglês coloquial.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-12-18
How to Cite
BERTOLI, P. Convergência Lexical entre Letras de música e Inglês Geral: Um estudo baseado em Corpus. Letras & Letras, Uberlândia, v. 30, n. 2, p. 401–420, 2014. DOI: 10.14393/LL60-v30n2a2014-18. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/27991. Acesso em: 23 nov. 2024.
Issue
Section
Articles
License
The authors retain author's rights but grant the journal the right of firsth publication. The works are licensed under Creative Commons Attribution License, which allows sharing provided that the authors and this journal are properly ackonwledged.