Metáforas e domínios narrativos numa perspectiva da Linguística de Corpus
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL60-v30n2a2014-10Keywords:
Metáfora, Narrativa, Espaços Mentais, Mesclagem Conceitual, Corpus linguísticoAbstract
Neste artigo, desenvolve-se uma abordagem da metáfora no escopo da cognição humana, utilizando os pressupostos teóricos da Linguística Cognitiva no âmbito das representações mentais e aplicando-os à descrição da articulação textual. Para alcançar esse intento, centramo-nos em alguns postulados do final do século XX que a consideram como um recurso de facilitação do raciocínio, através do qual conceitos mais complexos são elaborados na forma de conceitos mais simples. Considera-se também que a metáfora é um fenômeno presente em todos os níveis da comunicação, não se restringindo a algumas áreas e atividades do conhecimento humano. Baseando-se especialmente na Teoria dos Espaços Mentais, de Fauconnier (1994), e na Teoria da Mesclagem Conceitual, de Fauconnier e Turner (1994), a pesquisa desenvolveu-se sobre um corpus pequeno-médio, descrevendo o papel que a metáfora exerce na articulação textual. Com o suporte dos recursos eletrônicos do programa WordSmith Tools©, obteve-se uma sistematização de dados quantitativos para se proceder à pesquisa qualitativa, a partir de onde foi possível alcançar os resultados apresentados na tese de doutorado que deu origem a este artigo. Entre estes, destaca-se a constatação de que, subjacente à estruturação textual dos exemplares do nosso corpus, bem como em outros tipos textuais que também foram submetidos à análise, existe uma forma de organização de elementos típica do processo de narração, com a identificação de informações relacionadas a tempo, espaço e personagens, considerando-se a inter-relação do nível metafórico e do não metafórico.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-12-18
How to Cite
SOUZA, H. P. Metáforas e domínios narrativos numa perspectiva da Linguística de Corpus. Letras & Letras, Uberlândia, v. 30, n. 2, p. 185–213, 2014. DOI: 10.14393/LL60-v30n2a2014-10. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/27969. Acesso em: 21 nov. 2024.
Issue
Section
Articles
License
The authors retain author's rights but grant the journal the right of firsth publication. The works are licensed under Creative Commons Attribution License, which allows sharing provided that the authors and this journal are properly ackonwledged.