Leitura da canção: uma proposta interativo-discursiva

Autores

  • Juarez Serpa Filho Universidade Estadual do Ceará
  • Jaquelânia Aristides Pereira Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v33n1a2017-11

Palavras-chave:

Canção, Leitura, Ensino, Discurso, Interação

Resumo

RESUMO: Este artigo consiste numa proposta de leitura da canção sob o enfoque interativo-discursivo, fundamentada nos estudos sociointeracionistas de Bakhtin (2003, 2014), na abordagem semiótica da canção de Tatit (1997, 2002, 2004) e nos estudos de Costa (2001, 2003) sobre a natureza desse gênero e seu ensino, com o objetivo de contribuir para a formação de leitores críticos do gênero canção na escola. Trata-se de uma proposta de intervenção pedagógica aplicada em dois níveis de ensino da educação pública do estado do Ceará: no Ensino Fundamental II, em Fortaleza, e na graduação, junto a alunos de cursos de licenciatura em Quixadá.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juarez Serpa Filho, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Ceará

Jaquelânia Aristides Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Professora do PROFLETRAS e da graduação em Letras da Universidade Estadual do Ceará. Area de atuação: Literatura.

Downloads

Publicado

2017-07-31

Como Citar

FILHO, J. S.; PEREIRA, J. A. Leitura da canção: uma proposta interativo-discursiva. Letras & Letras, Uberlândia, v. 33, n. 1, p. 228–251, 2017. DOI: 10.14393/LL63-v33n1a2017-11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/13. Acesso em: 24 nov. 2024.