AMBIENTE URBANO E SAÚDE: ANÁLISE DO ESTADO DA ARTE NOS EVENTOS CIENTÍFICOS DA GEOGRAFIA BRASILEIRA (2008-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia1862493

Palavras-chave:

Geografia da saúde, Abordagem socioambiental, Estado da arte

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o estado da arte sobre o tema ambiente urbano e saúde nos eventos científicos da Geografia brasileira entre 2008 e 2019. Nesse sentido, selecionou-se a produção científica do Encontro Nacional da ANPEGE, do Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, do Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, do Simpósio Nacional de Geografia Urbana e do Simpósio Nacional de Geomorfologia. A metodologia consistiu no levantamento e análise dos anais dos eventos científicos com base no método da análise de conteúdo. Entre os resultados da presente análise, destacam-se: (i) observa-se que a abordagem do processo saúde-doença mostra-se incipiente no contexto dos eventos científicos analisados; (ii) atesta-se uma diversidade quanto à formação acadêmica dos pesquisadores dedicados à referida temática; (iii) identifica-se uma heterogeneidade acerca dos problemas de saúde pesquisados; (iv) constata-se que a abordagem dos condicionantes socioambientais do processo saúde-doença operacionaliza-se a partir de múltiplas escalas de análise; (v) verifica-se o predomínio de estudos em municípios de médio e grande porte populacional; (vi) averígua-se que as Regiões Sudeste e Nordeste concentram a maior parcela das pesquisas (52,4%) sobre a temática ambiente urbano e saúde, considerando o atual estágio do conhecimento produzido no contexto dos eventos científicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Jonh Lennon Tavares da Silva, Universidade Federal do Piauí

Graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (2016). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Piauí (2019). Membro dos grupos de pesquisa 'Estudos em Geografia Física' (UFPI/CNPq) e 'Geodiversidade, Patrimônio Geomorfológico e Geoconservação' (UFPI-CNPq). Principais temas de interesse: filosofia da ciência, história e epistemologia da Geografia, pensamento geográfico brasileiro, questões socioambientais urbanas e ensino de Geografia. Professor da Secretaria Municipal de Educação de Timon (SEMED/PMT - MA) e da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC/PMT - PI).

Downloads

Publicado

12-12-2022

Como Citar

SILVA, F. J. L. T. da; AQUINO, C. M. S. de. AMBIENTE URBANO E SAÚDE: ANÁLISE DO ESTADO DA ARTE NOS EVENTOS CIENTÍFICOS DA GEOGRAFIA BRASILEIRA (2008-2019). Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 18, p. 290–302, 2022. DOI: 10.14393/Hygeia1862493. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/62493. Acesso em: 2 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos