Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Serão aceitos para publicação na Hygeia artigos inéditos de revisão crítica ou resultado de pesquisa de natureza empírica, experimental ou conceitual sobre temas pertinentes à  da Geografia médica e da saúde, em interdisciplinaridade, tanto com as áreas da epidemiologia como da Saúde coletiva e que não foi publicado em nenhum outro periódico, livros ou anais de eventos.
  • Os autores declaram que o texto utiliza apropriadamente as regras de citação, evitando o que pode ser considerado plágio acadêmico. Além disso, os autores têm ciência de que plágio se configura crime contra a propriedade intelectual (Lei 10.695, de 01 de Julho de 2003).
  • Os autores concordam com a Declaração de Direito Autoral
  • Seguiram as Diretrizes para autores  da revista.
  • Os autores informam que não há conflitos de interesses dos mesmos acerca da publicação neste periódico.
  • A identificação do(s) autor(es) foi removida do documento, o(s) nome(s) do(s) autor(es) foi(ram) removido(s) em Propriedades do documento opção do menu Arquivo do MS Word.
  • Todos os autores do texto estão inclusos nos metadados da submissão, com as respectivas informações, nomes sem abreviaturas, e-mail, atuação profissional e/ou formação acadêmica (a informação completa é essencial para a avaliação), inclusive o código ORCiD.
  • Os trabalhos que envolvam empresas, órgãos públicos e seres humanos deverão mencionar a autorização para divulgação dos envolvidos ou aprovação pelo Comitê de Ética da instituição na qual o trabalho foi realizado.
  • Os autores estão cientes que as informações fornecidas são de responsabilidade dos mesmos e que a não observância das diretrizes e normas da revista pode configurar motivo para rejeição do manuscrito.
  • Os autores estão cientes que os manuscritos submetidos à Revista Hygeia, antes de serem encaminhados para avaliação pelos pares, passam por uma análise desk review. A proposta do desk review é a de permitir que o(s) autor (es) dos artigos apresentados tenham uma resposta rápida sobre a viabilidade, ou não, de seguir no processo de avaliação para publicação de seus textos na Hygeia. Serão considerados na avaliação sua pertinência ao foco, ao escopo e as diretrizes da revista, qualidade e sua contribuição ao avanço do conhecimento e interesse da revista pela temática.

Diretrizes para Autores

CAROS(AS) AUTORES(AS),

EM RAZÃO DO PERÍODO DE FÉRIAS DOS SERVIDORES E COLABORADORES DA REVISTA HYGEIA  E TAMBÉM DA NECESSIDADE DE ADEQUAÇÕES INTERNAS DA REVISTA, INFORMAMOS QUE NOVAS SUBMISSÕES ESTÃO SUSPENSAS TEMPORARIAMENTE.

A PREVISÃO DE RETOMADA DAS SUBMISSÕES É A PARTIR DE 04 DE AGOSTO DE 2024.

__________________________________________________________________________________________________________

TAXA DE PROCESSAMENTO DE ARTIGO E TAXA DE SUBMISSÃO: A Hygeia Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde não cobra dos autores qualquer tipo de taxa de submissão ou publicação.

Os trabalhos devem ser submetidos somente em meio eletrônico. Todas as colaborações devem ser enviadas por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista - SEER, após o cadastramento on-line do autor. A revista Hygeia não limita número de autores. Todos os autores do artigo, bem como as instituições a que são filiados e seus emails, devem ser registrados no sistema durante o processo de submissão. Em nenhuma hipótese serão acrescentados ou retirados autores de um artigo após o mesmo ter sido aceito. 

ATENÇÃO! O e-mail cadastrado no sistema da revista para realizar a submissão, deverá ser o mesmo informado no preenchimento do metadados, pois será por meio do e-mail cadastrado no sistema que o autor responsável pela submissão receberá todas as informações e comunicação da revista. Se os e-mails forem divergentes (cadastro e metadados), os autores não receberão os e-mails enviados pela revista referente ao artigo submetido.

No intuito de garantir a impessoalidade do processo de avaliação, no documento submetido à Hygeia os autores NÃO DEVERÃO INSERIR NO MANUSCRITO NENHUMA INFORMAÇÃO QUE PERMITA AOS AVALIADORES IDENTIFICÁ-LOS, TAIS COMO DADOS DE AUTORES, AUTORIA DE ILUSTRAÇÕES CONFECCIONADAS PELOS PRÓPRIOS AUTORES OU A INCLUSÃO DE ILUSTRAÇÕES EM QUE OS AUTORES APAREÇAM. Todos estes dados só devem ser inseridos no manuscrito após a sua avaliação e o seu aceite, quando os editores solicitarem as correções do artigo para publicação.

Os manuscritos submetidos à Revista Hygeia, antes de serem encaminhados para avaliação pelos pares, passam por uma análise desk review. A proposta do desk review é a de permitir que o(s) autor (es) dos artigos apresentados tenham uma resposta rápida sobre a viabilidade, ou não, de seguir no processo de avaliação para publicação de seus textos na Hygeia. Serão considerados na avaliação sua pertinência ao foco, ao escopo e as diretrizes da revista, qualidade e sua contribuição ao avanço do conhecimento e interesse da revista pela temática.

Os trabalhos aprovados na análise desk review serão recebidos pelo editor e enviados para a avaliação do Conselho Científico sem a identificação de autoria. Os originais poderão ser publicados em português, espanhol ou inglês.

                                                                                                     INSTRUÇÕES GERAIS

1) As submissões à  Revista Hygeia são exclusivamente online, salvo ocasiões excepcionais, ocorrem em fluxo contínuo.

2) Serão aceitos para publicação na Hygeia artigos inéditos de revisão crítica ou resultado de pesquisa de natureza empírica, experimental ou conceitual sobre temas pertinentes à  da Geografia médica e da saúde, em interdisciplinaridade, tanto com as áreas da epidemiologia como da Saúde coletiva e que não foi publicado em nenhum outro periódico, livros ou anais de eventos.

           2.1. No caso de pesquisas oriundas de dissertações e teses, o texto deve ser adequado para a linguagem condizente com um artigo científico. Os autores devem indicar no manuscrito que o trabalho é resultante de uma tese ou dissertação. Manuscritos que não atenderem a esse critério, também serão devolvidos aos autores para adequações e realização de uma nova submissão.

3) Os manuscritos submetidos à Revista Hygeia, antes de serem encaminhados para avaliação pelos pares, passam por uma análise desk review. A proposta do desk review é a de permitir que o(s) autor (es) dos artigos apresentados tenham uma resposta rápida sobre a viabilidade, ou não, de seguir no processo de avaliação para publicação de seus textos na Hygeia. Serão considerados na avaliação sua pertinência ao foco, ao escopo e as diretrizes da revista, qualidade e sua contribuição ao avanço do conhecimento e interesse da revista pela temática.

4) Os artigos devem ser submetidos em documento compatível com Microsoft Word, seguindo todas as orientações do Template disponíveis aqui ou no menu de navegação. Os manuscritos devem conter no mínimo 10 e no máximo 20 páginas com espaçamento entrelinhas simples, espaço depois dos parágrafos de 6 pts, fonte ARIAL 10, justificado, em tamanho A4 com margens superior e esquerda 3cm e inferior e direita 2cm.

5) As Figuras e Fotografias devem estar nítidas (extensão JPEG) eno corpo do texto.

6) Para apresentação de dados tabulares ver norma do IBGE. Os gráficos e tabelas (estritamente indispensáveis à clareza do texto) devem já estar no corpo do texto, na posição exata em que devem ser publicados, dentro das margens indicadas e centralizadas. Em casos excepcionais, poderão ser enviados à parte e assinalado no texto os locais onde devem ser intercalados. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte e a permissão para reprodução.

7) Os artigos submetidos devem ter: Título do trabalho em português: O título deve ser breve e suficientemente específico e descritivo, caixa alta em negrito, fonte Arial 10, centralizado. Título do trabalho em inglês ou correspondente (caso o artigo tenha sido redigido em espanhol), caixa alta em negrito, fonte Arial 10, centralizado.  A seguir deve ser feita a apresentação do Resumo (NBR 14724) em Português com extensão entre 100 e 200 palavras, com espaço simples entre linhas, fonte tamanho 9, tipo Arial. incluindo objetivo, método, resultado, conclusão, com pelo menos três palavras chaves, separadas entre si por ponto, bem como não deverão repetir palavras já usadas no título. Versão do resumo na língua do texto, para idioma de divulgação internacional, com as mesmas características (em inglês Abstract, em espanhol Resumen, por exemplo), com pelo menos três Keywords (ou correspondente, espanhol). A seguir o texto do trabalho, que deve ser dividida em partes não numeradas e possuir introdução, desenvolvimento e conclusão ou considerações finais.

8) Os artigos redigidos em Língua Inglesa ou Espanhola deverão ser traduzidos/revisados por um profissional qualificado, caso a língua nativa dos autores não seja inglês ou espanhol, respectivamente.  A declaração de tradução/revisão deve ser enviada em um arquivo separado durante o processo de submissão. Na declaração de tradução/revisão deve constar a documentação comprobatória da qualificação do tradutor, que pode ser a nota fiscal com CNPJ da empresa de tradução, registro em conselho de classe, diploma do tradutor ou algum documento dessa natureza.

9) Autoria: os autores NÃO deverão inserir no manuscrito nenhuma informação que permita aos avaliadores identificá-los, tais como dados dos autores, autoria de ilustrações confeccionadas pelos próprios autores ou  a inclusão de ilustrações em que os autores apareçam. Todos estes dados só devem ser inseridos no manuscrito após a sua avaliação e o seu aceite, quando os editores solicitarem as correções do artigo para publicação. Entretanto, como mencionado anteriormente, todos os autores do artigo, bem como as instituições a que são filiados e seus emails, devem ser registrados no sistema durante o processo de submissão. Em nenhuma hipótese serão acrescentados ou retirados autores de um artigo após o mesmo ter sido aceito. 

10) Recomenda-se indicar em nota de rodapé, na página onde forem citadas, as informações oriundas de comunicação pessoal, trabalhos em andamento e os não publicados, sendo que as mesmas não devem ser incluídas na lista de referências.

11)  Citações diretas e indiretas deverão ser organizadas de acordo com a NBR-10520 da ABNT (julho de 2023).

12) As Referências deverão ser organizadas de acordo com as normas da ABNT NBR-6023 (reformuladas em novembro de 2018), devem ser listadas em ordem alfabética, não numeradas, alinhadas à margem esquerda, espaçamento simples, separadas entre si por um espaço simples.  Devem constar nas referências apenas as obras que foram citadas no texto. Nas referências bibliográficas os destaques obrigatoriamente devem estar em negrito.

13) Os trabalhos que envolvam empresas, órgãos públicos e seres humanos deverão mencionar a autorização para divulgação dos envolvidos ou aprovação pelo Comitê de Ética da instituição na qual o trabalho foi realizado.

Ressaltamos que a formatação dos artigos de acordo com as normas da Revista Hygeia é de inteira responsabilidade dos autores e que a não observância dessas normas pode configurar motivo para rejeição do manuscrito.

As resenhas bibliográficas de interesse da Hygeia são aquelas revisões críticas de livros e publicações científicas atuais e recentes que oferecem contribuições relevantes na área da Geografia Médica e da Saúde, em interdisciplinaridade, tanto com as áreas da epidemiologia como da Saúde coletiva. Por isso os autores de resenhas devem considerar a sua natureza e relevância para a área e fazer uma análise crítica de suas partes ou capítulos, com indicação do público alvo.

ANÁLISE DE PLÁGIO

Os artigos encaminhados à avaliação passarão por revisão técnica para a análise de plágio na plataforma Plagius - Detector de Plágio 2.4.6.  A equipe editorial confere os dados. No caso de plágio, basta um parágrafo sem a devida citação para que o artigo seja devolvido ao autor, indicando o problema. No caso de autoplágio, o máximo permitido é de 10% do texto ou 50% quando for resultado de dissertação de mestrado ou tese de doutorado. Acima disso, o artigo é devolvido, com a indicação do problema. Neste estágio, os autores têm chance de fazer as alterações necessárias e voltar a submeter o artigo à apreciação da Revista.

Casos de plágio reportados à Revista após a publicação dos artigos serão analisados pelo Comtê Editorial e, na hipótese de confirmação da denúncia, o artigo será retirado da Revista imediatamente. Também poderão ser aplicadas penalidades aos autores.

Sugerimos aos autores que conheçam as orientações do COPE (Committee on Publication Ethics) sobre princípios éticos na publicação científica.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.