O BRASIL E SEUS VULNERADOS: BIOÉTICA DA PROTEÇÃO COMO NORTEADORA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Rodolfo de Deus Barbosa Universidade Federal Fluminense
  • Flavio Fernando Batista Moutinho Universidade Federal Fluminense; Fundação Municipal de Saúde de Niterói

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia1861518

Palavras-chave:

Grupos de risco, Populações vulneráveis, Infecções por coronavírus

Resumo

O planeta passa, atualmente, por uma grave pandemia de Covid-19, que vem impactando drasticamente os serviços de saúde e já ceifou milhões de vidas mundo afora. Em países subdesenvolvidos como o Brasil, ocorre uma miríade de iniquidades sociais, levando à existência de diferentes grupos populacionais vulnerados, como os indígenas, os quilombolas, e as pessoas mais empobrecidas, especialmente as residentes nas favelas. O impacto da pandemia sobre esses grupos vulnerados é muito mais intenso quando comparado ao restante da população e eles têm sérias dificuldades de se prevenirem da enfermidade e, mesmo, de subsistência econômica. O papel do Estado na proteção desses grupos é fundamental para a manutenção da dignidade e, mesmo, da vida. Nesse contexto, a Bioética da Proteção se mostra como norteadora ideal para uma implementação mais justa e reparadora das políticas públicas para esses grupos mais vulnerados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodolfo de Deus Barbosa, Universidade Federal Fluminense

Médico Veterinário atuante na clínica de animais silvestres e exóticos, Mestre em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva pelo PPGBIOS (FIOCRUZ, UFRJ, UFF, UERJ), orientado pela Universidade Federal Fluminense.

Flavio Fernando Batista Moutinho, Universidade Federal Fluminense; Fundação Municipal de Saúde de Niterói

Médico Veterinário, Geógrafo, Administrador de empresas, Mestre em Ciência Ambiental, Doutor em Medicina Veterinária. Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF). Médico Veterinário do Centro de Controle de Zoonoses de Niterói, RJ.

Downloads

Publicado

10-08-2022

Como Citar

BARBOSA, R. de D.; MOUTINHO, F. F. B. O BRASIL E SEUS VULNERADOS: BIOÉTICA DA PROTEÇÃO COMO NORTEADORA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DE COVID-19. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 18, p. 177–193, 2022. DOI: 10.14393/Hygeia1861518. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/61518. Acesso em: 2 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos