A DINÂMICA DA COVID-19 NA CIDADE DE SÃO JOÃO DEL-REI – MINAS GERAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia1860717

Palavras-chave:

Pandemia, Dinâmica socioespacial, Políticas públicas

Resumo

A pandemia de Covid-19 constitui um grave problema de saúde pública. O Brasil é um dos países com maior número de casos e óbitos relacionados a essa doença. Compreender a dinâmica da doença no espaço é fundamental para seu devido controle. A Geografia da Saúde contribui significativamente para entender a evolução da pandemia no contexto socioespacial ao longo do tempo. O objetivo deste estudo é analisar a dinâmica da Covid-19 na cidade de São João del-Rei durante 53 semanas epidemiológicas após a confirmação do primeiro caso no município. Além disso, este estudo busca relacionar os dados diários do boletim epidemiológico de São João del-Rei e os Decretos Municipais publicados durante o período de um ano. Foram analisadas a prevalência e a letalidade da doença em cada bairro, assim como as informações demográficas e socioeconômicas obtidas pelo Censo Demográfico de 2010. Por meio da análise dos resultados, este estudo concluiu que as medidas adotadas pelo poder público municipal no período analisado refletiram em variações da média móvel simples de casos de Covid-19 na cidade. Além disso, observou-se maior letalidade relacionada à Covid-19 em bairros de baixa renda. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Barbosa Ribeiro Ferreira, Universidade Estadual Paulista

Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual Paulista; Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de São João Del-Rei;  Graduação em Geografia - Bacharelado e Licenciatura - pela Universidade Federal de São João Del-Rei. 

Márcio Toledo, Universidade Federal de São João del-Rei

Professor e pesquisador nos cursos de Graduação e Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de São João del-Rei (MG). Investigador colaborador do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade do Porto (Portugal). 

Murillo Gonçalves Santos, Universidade Estadual Paulista

Doutor em Anestesiologia pela Faculdade de Medicina de Botucatu; Residência Médica em Anestesiologia pela Faculdade de Medicina de Botucatu; Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp. 

Downloads

Publicado

2022-06-28

Como Citar

FERREIRA, A. B. R.; TOLEDO, M.; SANTOS, M. G. A DINÂMICA DA COVID-19 NA CIDADE DE SÃO JOÃO DEL-REI – MINAS GERAIS. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, [S. l.], v. 18, p. 124–143, 2022. DOI: 10.14393/Hygeia1860717. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/60717. Acesso em: 11 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos