AVANÇO DA COVID-19 NO ESTADO DA PARAÍBA E PERFIL DOS PACIENTES QUE FORAM A ÓBITO NOS PRIMEIROS QUARENTA E CINCO DIAS DE CASOS REGISTRADOS

Autores

  • Martha Priscila Bezerra Pereira Doutora em Geografia, UFCG
  • Andréa Leandra Porto Sales Doutora em Geografia, UFPB
  • Xisto Serafim de Santana de Souza Júnior Doutor em Geografia, UFCG https://orcid.org/0000-0002-1502-449X

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia0054641

Palavras-chave:

Coronavirus, Covid-19, Paraíba, Perfil, Análise espacial

Resumo

A velocidade da expansão espaço-temporal da Covid-19 nos cinco continentes será considerado como marco da ruptura da atual lógica global/capitalista, haja vista as consequências socioeconômicas que serão deixadas em todos os países. No caso do Brasil a situação torna-se ainda mais complicada devido aos embates políticos entre o Governo Federal e os Governos Estaduais cujo resultado torna imprevisível qualquer precisão quanto ao controle da doença e redução da letalidade a exemplo dos casos evidenciados nos primeiros 45 dias de registros oficiais da Covid-19 no Estado da Paraíba. Desta forma, este artigo busca analisar o avanço da Covid-19 no estado da Paraíba e o perfil dos pacientes que foram a óbito nos primeiros quarenta e cinco dias de casos registrados. Para esta pesquisa foram realizadas as seguintes etapas: a) levantamento de referências; b) levantamento documental; c) levantamento de dados estatísticos; d) espacialização dos casos da Covid-19 no estado da Paraíba. Como resultados principais, percebeu-se que o avanço da Covid-19 no Estado da Paraíba ocorreu inicialmente seguindo o curso das principais rodovias do estado, chegando aos municípios de maior centralidade, e desses para municípios de menor; com exceção dos casos importados. Os dados de mortalidade apontam para uma maior vulnerabilidade de pessoas a partir de quarenta anos, se agravando para pacientes com mais de sessenta anos. Entre as comorbidades mais significativas que levam a óbito parece até o momento ser: a diabetes, a hipertensão e cardiopatias em geral. As fontes de dados, indicadores e variáveis estão disponíveis em vários endereços eletrônicos, sendo necessário o esforço da sistematização em trabalhos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-06-20

Como Citar

PEREIRA, M. P. B.; SALES, A. L. P. .; SOUZA JÚNIOR, X. S. de S. de. AVANÇO DA COVID-19 NO ESTADO DA PARAÍBA E PERFIL DOS PACIENTES QUE FORAM A ÓBITO NOS PRIMEIROS QUARENTA E CINCO DIAS DE CASOS REGISTRADOS. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, [S. l.], p. 231–242, 2020. DOI: 10.14393/Hygeia0054641. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/54641. Acesso em: 14 ago. 2022.

Edição

Seção

Edição Especial: Dossiê COVID-19